Suflê de curgete com aquafaba

Jumbo e Chef Alexandra Mendes Ribeiro
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Um suflê diferente que junta dois ingredientes especiais: a curgete e a aquafaba, uma alternativa vegan às claras de ovo!

Energia (kcal) :
336
Lípidos (g) :
13
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
28
Açúcares (g) :
8
Fibras (g) :
9
Proteínas (g) :
10
Sal (g) :
1

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Corte a curgete aos quadrados pequenos e leve a cozer com água a ferver durante 3 minutos. Escorra, passe por água fria e reserve. Entretanto, pré-aqueça o forno a 200°C.

  2. Pique a cebola, e leve a lourar em lume médio numa frigideira, com 1 fio de azeite até ficar macia. De seguida, adicione a curgete.

  3. Adicione a farinha ao leite e envolva com vara de arames até ficar um creme homogéneo. Adicione juntamente com a linhaça ao preparado anterior, envolvendo sempre. Coloque o queijo e tempere com o gengibre, noz-moscada e sal. Envolva tudo e desligue o lume quando o preparado estiver num estado semelhante a pasta.

  4. Para a aquafaba: bata a água de cozedura do grão com uma batedeira (mais ou menos durante 5 minutos) até triplicar o volume; adicione o sumo de limão a meio para ajudar a incorporar.

  5. Depois, adicione delicadamente ao preparado anterior.

  6. Pincele as formas com 1 pouco de azeite e verta o preparado com ajuda de uma colher.

  7. Leve ao forno durante 30 minutos, aproximadamente.

  8. Acompanhe com uma salada de rúcula e mix de alfaces e grão-de-bico salteado.

Dica do nutricionista

A aquafaba é a água de cozedura do grão, é uma água que contém amido e proteínas que lhe conferem características semelhantes à clara de ovo, apresentando-se como uma alternativa vegan à clara de ovo. Saiba mais sobre a aquafaba aqui.