Seitan com castanhas

Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Vamos aproveitar o tempo das castanhas para as cozinhar de várias formas? Neste prato de seitan com castanhas, elas ganham o papel de acompanhamento e desempenham-no na perfeição!

Energia (kcal) :
510
Lípidos (g) :
15
Saturados (g) :
3
Hidratos de Carbono (g) :
59
Açúcares (g) :
18
Fibras (g) :
13
Proteínas (g) :
28
Sal (g) :
2,75

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Prepare o seitan e os vegetais; Corte o seitan em fatias e depois em triângulos e tempere com 3 c. sopa de azeite, shoyu, alho em pó, pimentão doce e pimenta preta. Reserve.

  2. Lave a curgete, a abóbora (retire as sementes) e o aipo e corte em quadrados pequenos (aproximadamente do tamanho das castanhas).

  3. Numa taça, adicione os vegetais e as castanhas com o restante azeite, alecrim picado e sal e envolva.

  4. Preaqueça o forno a 180ºC.

  5. Num tabuleiro de ir ao forno, disponha o seitan no meio com a marinada e, em volta do tabuleiro, distribua os legumes com as castanhas, temperados.

  6. Pincele com um pouco de água e leve ao forno entre 30 a 40 minutos.
    Dica do chefe:
    Ao escolher o seitan, opte pelo refrigerado. Sirva com nabiças ao alho, a combinação fica deliciosa.

Dica do nutricionista

Antes da batata ser um hábito nas nossas mesas, a castanha era a rainha. Agora nem sempre nos lembramos dela mas, em época de castanha, não haverá melhor fonte de hidrato de carbono no seu prato. A riqueza nutricional é inequívoca!

Sabia que cerca de metade da castanha é água? Ainda assim, ela é muito saciante, devido ao seu elevado teor de fibra e hidratos de carbono. Para além disso, a castanha é isenta de glúten, tem um valor baixo de gorduras e um valor bastante significativo de vitamina C na sua composição. Fornecendo metade da dose de referência, com apenas 100 g. No entanto, a vitamina C é sensível ao calor, por isso deve tentar cozinhar as castanhas a baixa temperatura, ou por pouco tempo, de forma a conseguir obter o máximo possível desta vitamina, tão importante para o sistema imunitário.

PUB PUB