Rissóis de vegetais no forno

Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 28 unidades
Download receita

Para o almoço, jantar, para aquela festa ou para quando lhe apetecer. Estes rissóis de vegetais, feitos no forno, vão sempre saber bem!

Energia (kcal) :
67
Lípidos (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
10
Açúcares (g) :
1
Fibras (g) :
2
Proteínas (g) :
2
Sal (g) :
0,37

Preparação

  1. Recheio:
    Lave o alho francês junto com a beringela e corte ambos em cubos pequenos.

  2. Num tacho, adicione 1 c. de sopa de azeite e o pimentão doce e saltei o alho francês e a beringela, em lume brando, até ficarem macios, (adicione 3 c. de sopa de água, para não queimarem). Junte o feijão, os orégãos e envolva.

  3. Triture com a varinha mágica (não precisa de ficar homogéneo).

  4. Junte malagueta picada ou gengibre. Tempere com o sal, sumo de limão, envolva bem, retifique temperos se necessário e reserve.

  5. Massa:
    Adicione os líquidos e os temperos, numa panela. Leve ao lume e deixe levantar fervura.

  6. Retire do lume e ainda quente, adicione a farinha em fio.

  7. Misture energicamente, até a massa se despegar da panela. (Esta operação tem por finalidade retirar a humidade da massa).

  8. Forme uma bola, e coloque sobre a bancada de trabalho, não se esqueça de polvilhar com 1 pouco de farinha para não colar.

  9. Deixe arrefecer até ficar morna, de forma a poder trabalhar com a massa.

  10. Estenda com o rolo da massa, de forma a ficar numa espessura de 3 milímetros (mais ou menos).

  11. Colocar um pouco de recheio sobre a massa, tape, pressione para fechar as junções e com 1 molde próprio, ou copo, corte firmemente. Repita o processo até terminar a massa.

  12. Pincele um tabuleiro de ir ao forno com azeite, adicione os rissóis e leve ao forno preaquecido, entre 180º a 200ºC. Não se esqueça de virar os rissóis, para uma cozedura homogénea.

Dica do nutricionista

Sabia que a fritura dos rissóis comuns eleva consideravelmente o seu aporte em gordura e calorias? Nesta opção, apresentamos-lhe uma versão de rissóis que podem ir ao forno, evitando este incremento. Para além disto, constituem uma excelente alternativa para os vegetarianos, ou para quem procura diminuir o consumo de carne. O feijão apresenta um elevado teor em proteína de origem vegetal, hidratos de carbono complexos, fibra, vitaminas do complexo B e vários minerais, como potássio, magnésio, ferro e zinco.
É aconselhado um consumo diário de 1 a 2 porções de leguminosas, correspondendo uma porção a 1 colher de sopa de feijão seco em cru (25g) ou 2 a 3 colheres de sopa de feijão confecionado (70 a 80g). Saiba mais dobre os diferentes tipos de feijão.