Ragu de favas e cogumelos sobre polenta cremosa

Ragu de favas e cogumelos com polenta
Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Na época das favas, há que experimentar várias formas de a confecionar e comer! Este ragu de favas e cogumelos tem imensos sabores que fazem crescer água na boca. E a polenta vem dar um toque final muito especial. Experimente!

Energia (kcal) :
379
Lípidos (g) :
8
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
60
Açúcares (g) :
5
Fibras (g) :
9
Proteínas (g) :
13
Sal (g) :
1.16

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Limpe e passe por água os cogumelos, lave os legumes, descasque as chalotas e corte em quatro. Corte também o tomate em quadrados pequenos, descasque e pique o alho.

  2. Leve um tacho ao lume, aqueça, adicione o azeite, o alho, o sal, os cogumelos e as chalotas. Refogue um pouco até os cogumelos murcharem um pouco, envolva e de seguida junte o tomate, as favas e o vinho. Tempere com o pimentão doce, envolva e deixe cozinhar em lume brando, durante 10 a 15 minutos, ou até as chalotas e as favas estarem macias. No final, retifique os temperos, se necessário, e adicione salsa picada.

  3. Polenta cremosa:
    Descasque e pique bem o alho.

  4. Leve um tacho ao lume, aqueça e adicione o azeite, o alho e o sal. Quando o alho começar a estalar, adicione a água e, logo de seguida, a sêmola de milho em fio, envolvendo lentamente com a vara de arames.

  5. Deixe cozinhar em lume brando, envolvendo de vez em quando, durante 10 a 15 minutos.

  6. A 5 minutos do final, adicione o creme vegetal de soja ou de aveia, envolvendo lentamente.

  7. Retifique os temperos, se necessário, desligue do lume e emprate com o ragu de favas e cogumelos por cima. Salpique com um pouco de salsa picada.

Dica do nutricionista

Sabia que a fava é uma das leguminosas mais ricas em fibra? Para além disso, tem um elevado teor em proteína de origem vegetal e é rica em amido; um tipo de hidrato de carbono complexo, que proporciona ao organismo níveis de energia estáveis, por um período de tempo considerável.
É também rica em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, zinco e fósforo.
Aproveite esta receita para usufruir de todas esta riqueza nutricional e respetivos benefícios.

PUB PUB