Queijo de tremoço

Queijo de tremoço: Veja esta receita alternativa!
Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 12 fatias
Download receita

Comer queijo é um prazer para muitos. Mas, seja porque têm intolerâncias alimentares, ou por questões de saúde, nem sempre é possível desfrutar do tradicional! Experimente este queijo de tremoço, cheio de sabor.

Energia (kcal) :
54
Lípidos (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
5
Fibras (g) :
2
Proteínas (g) :
5
Sal (g) :
0.48

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Comece por passar por água corrente os tremoços. Retire a casca e passe de novo por água num peneiro de trama fina, para retirar o excesso de sal.

  2. De seguida, pique o alho e adicione num processador juntamente com os tremoços, a água, o azeite e os orégãos. Triture tudo até obter um preparado homogéneo.

  3. De seguida, leve uma frigideira ao lume. Adicione o preparado e a farinha de araruta, envolva e amasse suavemente até ficar uma massa ligeiramente compacta. Desligue o lume, adicione a levedura de cerveja e envolva novamente.

  4. Estenda uma pequena folha de película transparente na tábua de cozinha. Adicione o preparado, enrole-o de forma cilíndrica, isolando-o bem, e leve ao frigorífico, entre 20 a 30 minutos, para ficar firme.
    Dica do chefe:
    Conserva no frigorífico durante 5 dias.

Dica do nutricionista

O tremoço é uma leguminosa, que apresenta uma quantidade considerável de proteína, incluindo lisina (um aminoácido essencial), fósforo, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B e vitamina E.
Para além disto, 86% do seu teor de gordura são gorduras insaturadas. Nomeadamente ácido oleico, que é também encontrado no azeite, e ácido linoleico, mais conhecido por ómega 6.
O tremoço tem ainda um elevado teor de fibra, pelo que o seu consumo pode ter influência no controlo dos níveis de colesterol, na regulação do trânsito intestinal e no controlo do apetite.
Deve, porém, ter em atenção que o tremoço só deve ser consumido depois de cozido, uma vez que ele tem na sua composição alcalóides, que têm efeitos efeitos neurotóxicos e hepatotóxicos.