Pudim de coco e chia

Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Mais de 1 hora
  • 6 pessoas
Download receita

O coco é um alimento que normalmente não associamos a algo como o pudim… mas nesta receita, mostramos como usar o leite de coco para confecionar esta sobremesa. Este pudim também é saudável, porque tem ingredientes especiais!

Energia (kcal) :
166
Lípidos (g) :
7
Saturados (g) :
5
Hidratos de Carbono (g) :
23
Açúcares (g) :
15
Fibras (g) :
3
Proteínas (g) :
2
Sal (g) :
0.12

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Para fazer o caramelo com xarope de agave: leve a água e o agave ao lume, em lume médio, até este começar a fervilhar. Depois deixe ferver mais 3 minutos ou até começar a ganhar uma cor mais caramelizada. Adicione de seguida numa forma, ainda quente, distribuindo com cuidado.

  2. Leve ao lume a bebida vegetal, a água, o gengibre, as sementes de chia e o agave em lume brando.

  3. Numa taça adicione a farinha de milho, o coco ralado, amido de milho e os flocos de agar agar, envolva e adicione em fio ao preparado que está no lume. Mexendo sempre com a varinha de arames, até espessar. (mais ou menos entre 8 a 10 minutos)

  4. De seguida adicione na forma de pudim.

  5. Deixe arrefecer um pouco e de seguida leve ao frio, até solidificar. Desenforme com cuidado.

    Observação: Quando desenformar, salpique com mais um pouco de coco ralado, fica agradável.

Dica do nutricionista

Ao incluir a bebida de coco nas suas receitas, garante um aporte de cálcio semelhante ao leite e incrementa o aporte de vitamina B12. As sementes de chia contêm na sua composição ácido gordo ómega 3, que contribui para a manutenção normal dos níveis de colesterol no sangue. Conheça outras sugestões para incluir as sementes de chia no seu dia-a-dia.