Pizza de couve-flor

Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
Download receita

Pizza é sempre uma boa ideia! Esta receita é vegana e com pouca gordura saturada. É também fácil de fazer e super deliciosa… duvida? É só experimentar!

Energia (kcal) :
202
Lípidos (g) :
12
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
16
Açúcares (g) :
5
Fibras (g) :
3
Proteínas (g) :
5
Sal (g) :
1.71

Preparação

  1. Base:
    Comece por fazer o “ovo” de linhaça. Junte as 3 c. sopa de água com a linhaça moída, envolva até ficar homogéneo e reserve.

  2. Depois dos floretes lavados, adicione num processador e triture, até ficar uma textura de pão ralado.

  3. De seguida, adicione numa taça, os floretes triturados, juntamente com a farinha, o “ovo” de linhaça, o azeite e o sal.

  4. Envolva com as mãos, até ficar um preparado homogéneo e pegajoso, forme uma bola e reserve.

  5. Recheio:
    Lave o pimento e corte em quadrados pequenos. Adicione num copo próprio, juntamente com o creme de soja e triture com a varinha mágica, até ficar um molho cremoso.

  6. Topping:
    Preaqueça o forno a 180ºC.

  7. Prepare uma forma de pizza, tarteira redonda ou um tabuleiro de forno e forre com papel vegetal.

  8. Estenda a base em formato redondo, com espessura de 1 cm (+ou-), e pressione um pouco, de forma a ficar um círculo compacto.

  9. Asse por 20 minutos, retire, deixe arrefecer um pouco e adicione o recheio de forma circular. Por cima, deite o topping - cebola roxa, abacaxi e cogumelos. Regue com o azeite em fio e salpique com o sal e os orégãos .

  10. Asse por mais 20 minutos, retire, salpique com o miolo de noz, deixe arrefecer um pouco e sirva.
    Dica do Chef:
    Acompanhe com uma boa salada verde.

Dica do nutricionista

Muitas vezes, queremos reduzir o consumo de hidratos de carbono, seja porque pretendemos perder peso, ou porque nos sentimos melhor se o fizermos. Esta receita é uma excelente solução: uma pizza que tem, na sua base, menor quantidade de farinha e em que o ingrediente principal é uma hortaliça. A couve-flor tem um baixo valor energético, é rica em água (com 92%) e é fonte de fibra, potássio, ferro, magnésio e cálcio. E ainda de vitaminas do complexo B.