Perna de cabrito envolvida em molho de nêsperas

Jumbo
  • Médio
  • Mais de 1 hora
Download receita

Em Portugal, há várias formas de fazer cabrito: à moda de Monção, de Condeixa, de Fajão. Mas não deixe de experimentar à moda do Programa de Alimentação Saudável. É tão bom!

Energia (kcal) :
424
Lípidos (g) :
17
Saturados (g) :
3
Hidratos de Carbono (g) :
37
Açúcares (g) :
16
Fibras (g) :
7
Proteínas (g) :
26
Sal (g) :
1,8

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Tempere a perna de cabrito com o sal, a pimenta, o alho em pó e 1 colher de sopa de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C e deixe assar durante 45 minutos, até que a carne fique tenra.

  2. Descasque as nêsperas, retire-lhes os caroços e corte-as em cubos. Num tacho, leve ao lume a banha e o gengibre, quando estiver quente, adicione as nêsperas e o mel, deixe ferver até engrossar o molho. Aromatize com folhas de alecrim.

  3. Numa frigideira, coloque 1 colher de sopa de azeite e o alho picado. Deixe aquecer e adicione os cogumelos, tempere com folhas de alecrim. Salteie, até que os cogumelos percam a água.

  4. Coza a massa numa panela com água a ferver temperada com sal, durante o tempo indicado na embalagem.
    Lave os hortícolas e coloque-os numa taça. Tempere-a com 2 colheres de sopa de azeite, vinagre e salsa.

  5. Depois do cabrito assado corte-o em fatias e sirva envolvendo-o no molho de nêspera com os restantes acompanhamentos.

Dica do nutricionista

Sabia que a banha é uma gordura adequada para a confeção pois alcança elevadas temperaturas sem se degradar? Para além disto, a sua gordura é sobretudo monoinsaturada (57% vs. 26% de gordura saturada). Para cozinhar, prefira o azeite, óleo de amendoim, óleo d girassol ou, caso seja importante para o preparado ter uma gordura mais sólida, a banha.