Pavlova vegan

Pavlova vegan
Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Médio
  • Mais de 1 hora
  • 10 fatias
Download receita

Uma pavlova sem culpa ou restrições? Sim, é possível. Aproveite a água de cozedura do grão-de-bico para fazer aquafaba e experimente esta pavlova vegan. Bom apetite!

Energia (kcal) :
60
Hidratos de Carbono (g) :
12
Açúcares (g) :
9
Fibras (g) :
2
Proteínas (g) :
1
Sal (g) :
0.01

Preparação

  1. Preaqueça o forno a 140ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Reserve.

  2. Numa batedeira, adicione a água do grão-de-bico fria ( aquafaba ), juntamente com o cremor de tártaro e a goma de xantana. Bata com a potência máxima até ficar em castelo e firme, mais ou menos 7 a 10 minutos. De seguida, reduza a potência da batedeira e adicione o açúcar mascavado aos poucos e as raspas de limão. Quando estiver todo o açúcar, aumente de novo a potência para o açúcar ficar bem envolvido.

  3. Coloque um aro de uma forma de semi-frio amovível, de 22 cm de diâmetro, em cima do tabuleiro, para fazer de molde ao merengue. Disponha o merengue com cuidado, alisando por cima, e depois retire o aro cuidadosamente com ajuda de uma espátula ou faca, alise um pouco por cima, reduza a temperatura do forno para os 100ºC e leve ao forno durante 1 hora e 45 minutos.

  4. Quando terminar o tempo, desligue o forno. Deixe arrefecer dentro do forno na totalidade. Depois de frio, decore por cima com o yofu de mirtilo, os morangos frescos laminados e os mirtilos frescos no meio.

Dica do nutricionista

A aquafaba é uma solução que consiste na água residual resultante da cozedura do grão-de-bico, apresentando um baixo valor energético (18kcal/100g). Esta é frequentemente utilizada por vegetarianos e vegans para substituir a clara do ovo na confeção de mousses, suspiros, maionese e até omeletes. Para saber mais sobre a aquafaba, clique aqui.