Pasteis de sardinha

Papinhas da Xica
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 15 pasteis
Download receita

A época da sardinha ainda não acabou. Conheça esta receita simples e prática que vai alegrar o seu verão.

Energia (kcal) :
91
Lípidos (g) :
6
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
6
Açúcares (g) :
1
Fibras (g) :
1
Proteínas (g) :
4
Sal (g) :
0,08

Preparação

  1. Lave as batatas e as batatas-doces, corte em pedaços de 3cm e deixe cozer num tacho temperado com sal durante 15 minutos ou até estarem macias.

  2. Escorra as batatas, deixe secar e esmague-as de modo a obter uma espécie de puré.

  3. Entretanto asse os pimentos. Uma vez assados, retire a pele queimada e as sementes.

  4. Pique os pimentos em bocados muito pequenos e tempere com azeite.

  5. Asse as sardinhas e desfie em pequenos pedaços. Junte as sardinhas e os pimentos ao puré. Adicione também os ovos e a salsa picada e faça pequenos pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa.

  6. Leve o óleo de amendoim ou azeite ao lume numa frigideira e quando estiver quente cozinhe os pastéis durante cerca de 5 minutos de cada lado, até ficarem dourados.

Dica do nutricionista

Os fritos podem fazer parte da nossa dieta mas com moderação e com algumas ressalvas. Em primeiro lugar devemos escolher gorduras que aguentem as temperaturas elevadas que decorrem do processo de fritura, tais como o azeite ou óleo de amendoim. No processo de fritura, os óleos degradam-se pelo que devem ser substituídos. É ainda importante lembrar que parte da gordura é absorvida pelo alimento, aumentando o seu valor calórico. Por estas razões, só devemos fritar alimentos com baixo teor de gordura e, quer as crianças, quer os adultos só devem consumir fritos esporadicamente.