Pasta al Pesto de Beterraba

Receita de Pasta al pesto de beterraba
Jumbo e Samanta McMurray
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 2 pessoas
Download receita

Na semana de São Valentim, nada como uma massa para partilhar. Esta receita de pasta coloca a beterraba no papel principal. E ela cumpre! As amêndoas torradas e o queijo de cabra dão o toque final nesta magnífica composição. Experimente!

Energia (kcal) :
416
Lípidos (g) :
17
Saturados (g) :
4
Hidratos de Carbono (g) :
46
Açúcares (g) :
8
Fibras (g) :
9
Proteínas (g) :
14
Sal (g) :
2.6

Preparação

  1. Comece por descascar as beterrabas, corte-as em pedaços e coloque num tabuleiro, forrado com papel vegetal. Regue com um fio de azeite, alho em pó e sal. Leve ao forno a assar, durante cerca de 20 minutos, a 200ºC.

  2. Retire a beterraba do forno e coloque num processador de comida (pode também usar uma varinha mágica). Adicione as amêndoas, o queijo parmesão, o manjericão e triture até obter uma pasta com alguma textura, sem ficar líquido. Retifique os temperos.

  3. Coza a massa conforme as instruções até ficar al dente. Escorra e volte a colocar na panela. Adicione o pesto e misture bem, até a pasta adquirir a cor da beterraba.

  4. Sirva de imediato, com pedaços de queijo de cabra e amêndoa triturada.

Dica do nutricionista

A beterraba é o tubérculo ideal para adicionar mais cor e saúde aos seus pratos. A beterraba caracteriza-se por ter na sua constituição betalaínas, que têm função antioxidante. É também uma fonte de nitrato, a que se atribuem as funções de melhoria de performance de atletas. Experimente outras receitas com beterraba, como o húmus.