Pão de Ló vegan sem glúten

Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Mais de 1 hora
  • 12 pessoas
Download receita

As restrições alimentares não devem impedir-nos de saborear os clássicos! Descubra a nossa receita de pão de ló sem glúten e sem lactose!

Energia (kcal) :
121
Lípidos (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
27
Açúcares (g) :
9
Fibras (g) :
1
Proteínas (g) :
1
Sal (g) :
0,1

Preparação

  1. Forre uma forma de cano, antiaderente, com papel vegetal, incluindo o cano.

  2. Pré-aqueça o forno entre a 180 a 200 graus.

  3. Numa taça, adicione os yofus e o açúcar e envolva. De seguida, adicione a bebida vegetal e o sumo de limão e envolva novamente. Adicione, de seguida, lentamente, a farinha, se possível peneirada, e vá envolvendo suavemente sem mexer muito, mas de forma a que o preparado fique uniforme.

  4. Leve ao forno durante 35 a 40 minutos.

  5. Quando estiver pronto, deixe arrefecer e depois retire da forma, deixando o papel vegetal.

    Dica do Chef
    Geralmente, o pão de ló é feito em formas de barro com o papel almaço. Neste caso, e fazendo de uma forma mais caseira, pode utilizar o papel vegetal e forrar a forma com alumínio antiaderente.
    Em Portugal, este bolo tem o nome de "pão de ló" por ser macio, fofo e leve. No entanto, além fronteiras, é conhecido por "bolo esponja" ("Sponge Cake"). É ótimo como bolo de aniversário, utilizando uma forma sem cano.

Dica do nutricionista

Esta receita de pão de ló vegan é uma alternativa adequada para quem apresenta intolerância ao glúten. Para além disso, pode constituir uma alternativa interessante para diabéticos devido à utilização do açúcar de coco: este ingrediente apresenta um índice glicémico inferior ao do conhecido açúcar de mesa (sacarose).