Pão de espinafres sem glúten

Pão de espinafres sem glúten
Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Médio
  • Mais de 1 hora
  • 10 fatias
Download receita

No Dia Mundial do Pão damos a conhecer esta receita de pão sem glúten o qual dá uma alternativa, a quem tem doença celíaca, de continuar a desfrutar do sabor de um bom pão. Experimente!

Energia (kcal) :
207
Lípidos (g) :
3
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
41
Açúcares (g) :
2
Fibras (g) :
5
Proteínas (g) :
1
Sal (g) :
0.396

Preparação

  1. Numa taça junte a farinha com as sementes de papoila, a goma de xantana e o fermento.

  2. No liquidificador, coloque a água morna com as folhas de espinafres e o sal. Triture tudo e vá adicionando aos poucos no preparado anterior, envolvendo lentamente. Adicione também o azeite e amasse até formar uma massa homogénea e que despegue da taça. Polvilhe com um pouco farinha por cima, para despegar totalmente as partes que colam da taça.

  3. Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal e adicione a massa de forma um pouco cilíndrica (do tamanho da forma) coberto com película aderente. Deixe levedar num local quente entre 50 minutos a 1 hora.

  4. Leve ao forno pré aquecido entre 180º a 200ºC e deixe cozer durante 25 minutos. Deixe arrefecer e corte em fatias.

    Dica do chefe:
    Pode utilizar esta Máquina de Pão. É ideal para confecionar pão caseiro fresco e saudável.

Dica do nutricionista

Na presença de doença celíaca, a alimentação deve manter-se variada e equilibrada, num padrão alimentar global saudável. Ao mesmo tempo, excluem-se os alimentos e produtos alimentares com glúten. Atualmente já se encontram alternativas de pão com farinhas de cereais integrais, cereais simples de pequeno-almoço sem adição de gordura e açúcares, ou até as bem conhecidas tortitas de arroz ou milho.

PUB PUB