Pão de centeio e espelta

Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Mais de 1 hora
  • 12 fatias
Download receita

Sabia que a farinha de espelta tem um sabor ligeiramente doce, semelhante à noz? Imagine o que pode acontecer quando combinada com centeio? Um pão divinal!

Energia (kcal) :
165
Lípidos (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
30
Açúcares (g) :
2
Fibras (g) :
4
Proteínas (g) :
6
Sal (g) :
0.68

Preparação

  1. Numa taça adicione as farinhas, o açafrão das índias, as sementes de papoila, o sal e envolva.

  2. De seguida, faça uma cova no meio, adicione o fermento e um pouco da água. Envolva até diluir.

  3. Adicione lentamente a restante água e misture até ficar um preparado homogéneo. Deixe repousar num lugar seco, coberto com um pano durante 8 horas.

  4. Depois desse tempo, pré aqueça o forno a 190 graus e forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.

  5. Adicione um pouco de farinha na bancada da cozinha, verta a massa delicadamente sobre a mesma e amasse de fora para dentro, durante, (+ou-) 10 minutos. É importante que a massa esteja lisa e elástica.

  6. Coloque a massa, com a parte lisa para cima, sobre o tabuleiro e faça uns pequenos golpes sobre a mesma, na parte lisa.

  7. Leve ao forno aproximadamente 50 minutos.
    Dica do Chef:
    Nesta receita de pão, não foi necessário descansar uma segunda vez, depois de moldá-lo. Com a temperatura de 190 graus, foi crescendo e cozendo uniformemente. Para saber se o pão está bem cozido bata levemente na base e se fizer um som oco está no ponto.

Dica do nutricionista

Pão de centeio, pão de milho, pão de trigo ou um pão com uma mistura de 2 ou 3 destes cereais é comum e, provavelmente, já todos comemos. Mas um pão de mistura de centeio com espelta já não é tão comum. A farinha de espelta é rica em fibra (10,7g por 100g) apresentando, por isso, a propriedade de ajudar na regulação do trânsito intestinal. A farinha de espelta caracteriza-se por ter hidratos de carbono de absorção lenta o que lhe confere, em comparação à farinha de trigo, um índice glicémico mais baixo.

PUB PUB