Mousse de chocolate com chia

Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Mais de 1 hora
  • 6 porções
Download receita

As sobremesas não existem só para agradar ao paladar. Também servem para alimentar. Exemplo disso é esta deliciosa mousse de chocolate em que as sementes de chia satisfazem o apetite e trazem nutrientes essenciais ao corpo!

Energia (kcal) :
197
Lípidos (g) :
14
Saturados (g) :
4
Hidratos de Carbono (g) :
12
Açúcares (g) :
7
Fibras (g) :
6
Proteínas (g) :
4
Sal (g) :
0,06

Preparação

  1. Numa taça, junte as sementes de chia com a bebida vegetal, envolva com as varas elétricas e reserve enquanto derrete o chocolate em banho maria.

  2. Coloque uma panela ao lume com um pouco de água, e um fervedor ou taça de inox, dentro da panela, com o chocolate partido aos bocados.

  3. A água vai fervendo e o chocolate vai ficando derretido. Vá mexendo para o chocolate ficar derretido por completo.

  4. Quando estiver todo derretido, junte ao preparado da bebida vegetal com a chia. Envolva com as varas e leve ao frigorífico durante 1 hora ou até ficar com consistência cremosa.

  5. Decore com fruta da época.

    Dica do Chef
    Ao entrar em contato com a água, a chia forma um gel ou uma goma. Por esta razão, é fácil usá-la para dar consistência a uma mousse. Com a base da chia, pode fazer outros tipos de mousse, utilizando, por exemplo, fruta: manga, abacaxi triturado ou até morangos.

Dica do nutricionista

As sementes de chia têm uma elevada capacidade de absorção e retenção de água, ajudando nesta receita a ganhar algum volume na preparação da mousse. Estas sementes contêm sobretudo gorduras polintasuradas que, juntamente com as monoinsaturadas, são as mais benéficas para a saúde. Conheça aqui outras preparações em que se utiliza a chia.