Madalenas

Jumbo e a Pitada do Pai
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 10 madalenas
Download receita

Os mais pequenos, tal como os adultos, também gostam de trincar algo doce depois da refeição! Propomos, por isso, uma receita de madalenas com ingredientes saudáveis e menos calóricos.

As nossas receitas de alimentação para bebés são adequadas para o período que vai do 1º ano de idade, após a diversificação alimentar e toda a introdução alimentar, até aos 3 anos de idade. Estas receitas são desenvolvidas pela Pitada do Pai e validadas, do ponto de vista nutricional, pelas Nutricionistas do Jumbo, tendo como objetivo uma alimentação mais natural e saudável nesta fase etária.

Energia (kcal) :
93
Lípidos (g) :
4
Hidratos de Carbono (g) :
13
Açúcares (g) :
3
Fibras (g) :
1
Proteínas (g) :
2
Sal (g) :
0,51

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

  2. Comece por preparar os ovos de linhaça. O truque é utilizar 1 colher de sopa de linhaça dourada moída para cada 3 colheres de sopa de água morna – mexer bem.

  3. Junte o azeite e o leite aos ovos de linhaça e mexa bem.

  4. Adicione as farinhas, o mel e o sumo/raspa do limão. Mexa até obter uma consistência homogénea.

  5. Junte uma pitada de sal e o fermento e envolva gentilmente.

  6. Coloque na forma das madalenas e leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos.

    Dica do Chef:
    Pode substituir o mel por 2 tâmaras ou 1 maçã pequena; os ovos de linhaça são uma excelente alternativa para quem é alérgico ao ovo.

Dica do nutricionista

Quando utilizada na padaria e pastelaria, farinha de arroz deve ser misturada com outras farinhas (trigo, centeio, ou milho), já que não tem a capacidade de elasticidade destas. No entanto, o seu baixo teor em gordura torna os alimentos menos calóricos e ajuda a ter uma digestão mais fácil.

Nota: todos os ingredientes presentes nas receitas devem ser previamente autorizados pelo médico/pediatra que acompanha o bebé.