Lombinho de porco com compota de uva e estufado de legumes

Jumbo e Chef Fábio Bernardino
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

O lombo de porco não sabia o quanto gostava de uvas e vinho do Porto. Pois agora ficou a saber.

Energia (kcal) :
340
Lípidos (g) :
8,1
Saturados (g) :
2,1
Hidratos de Carbono (g) :
34,2
Açúcares (g) :
14,9
Fibras (g) :
7,6
Proteínas (g) :
28
Sal (g) :
0,86

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Marine o lombinho de porco em vinho do porto com ½ colher de café de sal, pimenta, o tomilho e o limão. Retire e leve ao forno a 180⁰C durante 35 minutos.

  2. Leve ao lume a marinada com a uva, deixando cozer lentamente até reduzir a uma compota.
    Coza o arroz basmati de acordo com as indicações na embalagem.

  3. À parte, prepare um estufado levando a cebola, as ervilhas, as cenouras baby, o tomate e o alho-francês ao lume, com 1 colher de sopa de azeite e o restante sal e pimenta.

  4. À parte, prepare um estufado levando a cebola, as ervilhas, as cenouras baby, o tomate e o alho-francês ao lume, com 1 colher de sopa de azeite e o restante sal e pimenta.

  5. Dica do Chef:
    O frango ou o peru são duas aves que combinam muito bem com esta receita, mas se preferir o lombo de vitela também, conseguindo assim diferentes versões para esta receita.

Dica do nutricionista

Quando adicionamos vinho ou outras bebidas alcoólicas na confeção de alimentos conseguimos obter um sabor e aroma mais fortes nos nossos cozinhados. Uma parte do teor alcoólico das bebidas é libertada por evaporação, mas depende do tempo de confeção dos alimentos.

Segundo um estudo do Departamento de Agricultura dos EUA, passado 15 minutos de confeção, 40% do teor alcoólico da bebida permanece nos alimentos, sendo que, passado 1 hora, apenas 25% do teor alcoólico fica contido nos alimentos.