Hambúrguer saudável com chips de batata doce

Jumbo e Samanta McMurray
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 2 pessoas
Download receita

O hambúrger tem fama de comida rápida e pesada, mas esta receita muda essa imagem. Faça hambúrgeres de carne de frango à mão e acompanhe com batata doce para obter um prato equilibrado, saudável e com um sabor diferente!

Energia (kcal) :
468
Lípidos (g) :
10
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
59
Açúcares (g) :
14
Fibras (g) :
7
Proteínas (g) :
33
Sal (g) :
1,99

Preparação

  1. Pique a cebola e salteie numa frigideira com um fio de azeite até ficar transparente, retire do lume e reserve.

  2. Coloque o frango picado numa taça e adicione a cebola refogada, os coentros, o sal, o alho em pó e misture com as mãos até distribuir os temperos uniformemente.

  3. Coloque a carne no frigorífico enquanto prepara as batatas. Pré-aqueça o forno a 180º.

  4. Corte as batatas às rodelas e tempere com um fio de azeite e alho em pó e um pouco de sal, misture bem e distribua-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Coloque no forno por 20min ou até ficarem douradas.

  5. Retire a carne do frigorífico e molde 2 hambúrgueres com as mãos. Grelhe os hambúrgueres até ficarem totalmente cozinhados (o interior deverá ficar bem passado).

  6. Faça o molho misturando o iogurte com o alho em pó e os coentros picados.

  7. Para montar os hambúrgueres, aqueça ligeiramente os pães numa torradeira sem tostar totalmente, coloque num prato e monte os hambúrgueres com o tomate, a rúcula e o molho de ervas, acompanhando com as batatas.

Dica do nutricionista

A confeção da batata-doce no forno é uma forma de conseguir todo o sabor com uma redução do teor de gordura. Corte a batata-doce em rodelas finas de forma a conseguir que fiquem mais crocantes, e utilize ervas aromáticas e azeite para temperar, o azeite é uma gordura que tolera elevadas temperaturas. Saiba mais sobre o azeite aqui.