Granola

Papinhas da Xica
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 16 porções
Download receita

Um pequeno almoço equilibrado para miúdos cheios de energia. Experimente!

Energia (kcal) :
201
Lípidos (g) :
12
Saturados (g) :
6
Hidratos de Carbono (g) :
17
Açúcares (g) :
1
Fibras (g) :
4
Proteínas (g) :
6
Sal (g) :
0,03

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 150ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal.

  2. Numa taça grande, misture bem os flocos, os frutos oleaginosos, as pevides de abóbora, o sal, a canela, o óleo de coco e o sumo de maçã.

  3. Bata as claras em castelo e incorpore-as na mistura anterior.

  4. Espalhe a mistura sobre o papel vegetal e leve ao forno durante 20-30 minutos ou até que a superfície do preparado esteja dourada.

  5. Deixe arrefecer no tabuleiro do forno e finalmente junte os frutos secos picados. Conserve a granola num recipiente hermeticamente fechado.

Dica do nutricionista

Os cereais de pequeno-almoço industrializados têm por norma mais açúcar do que seria desejado. Por isso, escolher o produto mais apropriado para os nossos filhos nem sempre é tarefa fácil. Ao confecionarmos esta granola caseira, pelo teor nutricional dos seus constituintes temos a garantia que, depois do longo período de jejum noturno, as crianças ao acordarem terão o aporte desejado de hidratos de carbono complexos, vitaminas, especialmente vitaminas do complexo B e minerais. Para além disso, ela possui uma quantidade apreciável de fibras que irão garantir uma maior saciedade para as primeiras horas do dia.