Espetadas de porco com ameixa acompanhadas de cuscuz de especiarias

Auchan e Chef José Serrano
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Este preparado de porco com ameixa vai transportá-lo no caminho dos sabores do norte de África, bem acompanhado de um cuscuz de especiarias.

Energia (kcal) :
660
Lípidos (g) :
30
Saturados (g) :
9
Hidratos de Carbono (g) :
60
Açúcares (g) :
15
Fibras (g) :
8
Proteínas (g) :
35
Sal (g) :
2.84

Preparação

  1. Tempere as espetadas.

  2. Ferva água com as especiarias e casca de limão. Coloque o cuscuz num tabuleiro, hidrate com caldo de especiarias e tape com película aderente. Deixe repousar 10 minutos. Solte o cuscuz com a ajuda de um garfo.

  3. Lave e descasque o pepino com o descascador, retire lâminas de pepino e reserve.

  4. Descasque e corte a cenoura e a curgete em cubos pequenos.

  5. Molho de iogurte:
    Retire o soro do iogurte. Pique hortelã, sumo de limão q.b., sal q.b. e pimenta preta q.b. Misture todos os ingredientes.

  6. Empratamento:
    Grelhe as espetadas, salteie o cuscuz numa frigideira, com um fio de azeite, com os cubos de cenoura e curgete. Finalize com hortelã. Sirva as espetadas acompanhadas do cuscuz. Decore com as lâminas de pepino, tomate cherry aberto ao meio e o molho de iogurte.
    Dica do chefe:
    Sem deixar de fazer o seu cuscuz, com água aromatizada com as especiarias, conheça uma forma rápida e fácil de fazer um cuscuz solto.

Dica do nutricionista

O cuscuz é um preparado de sêmola de cereais, sendo o mais comum o cuscuz de trigo. É um alimento muito versátil, podendo servir de acompanhamento, como prato principal, entrada ou até como sobremesa. Nutricionalmente, é caracterizado por um elevado teor em hidratos de carbono de médio índice glicémico e, por isso, é uma melhor opção para minimizar flutuações nos níveis de glicémia, quando comparado com outros acompanhamentos (como arroz branco e batata).