Curgete recheada com carne e legumes

  • Difícil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Neste verdadeiro festival de legumes encontram-se sabores de todos os tipos. Cada um mais intenso que o anterior. Saboreie com toda a calma que esta receita merece.

Energia (kcal) :
231
Lípidos (g) :
7
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
15
Açúcares (g) :
6
Fibras (g) :
4
Proteínas (g) :
25
Sal (g) :
1,2

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Lave bem as curgetes, corte uma pequena fatia de um dos lados para criar uma base estável. Corte outra fatia maior do outro lado e retire o seu interior com a ajuda de uma colher.

  2. Coloque a curgete no forno e cozinhe durante 15min para amolecer ligeiramente.

  3. Pique a cebola e coloque numa frigideira a alourar juntamente com o azeite. Adicione a carne picada, o alho em pó e envolva muito bem. Quando a carne começar a ficar a diminuir de volume, adicione cenoura ralada, o tomate e a polpa de tomate. Reduza o lume e deixe cozinhar 10/15min.

  4. Retifique os temperos com sal e pimenta no final. Adicione os coentros picados e envolva. Adicione o arroz já cozido à carne e envolva bem.

  5. Retire as curgetes do forno e recheie-as com a mistura de carne e arroz.

  6. Adicione um pouco de queijo mozzarella ralado e gratine durante 5min no forno.

Dica do nutricionista

Aproveite toda a curgete desta receita! Consuma mesmo a casca e utilize a parte interna da curgete que sobra, como acompanhamento – no recheio ou como puré, por exemplo. Assim estará a diminuir o desperdício alimentar e a aumentar o seu consumo de hortícolas. 

É recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o consumo de 400g de frutas e hortícolas por dia, no mínimo, para a prevenção do aparecimento de doenças crónicas como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade e cancro.