Creme de castanha

Auchan e Samanta McMurray
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 6 porções
Download receita

Estamos no São Martinho, tempo de comer castanhas. Os mais pequenos também têm direito, prepare este creme de castanha para eles!

Idade recomendada: a partir dos 12 meses
Energia (kcal) :
93
Lípidos (g) :
3
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
12
Açúcares (g) :
7
Fibras (g) :
5
Proteínas (g) :
3
Sal (g) :
0,25

Preparação

  1. Comece por preparar as castanhas dando um golpe na casca com uma faca. Coloque numa panela, cubra com água e leve a cozer cerca de 45 minutos. Retire do lume, escorra e retire a casca. Reserve.

  2. Corte as cenouras, o alho francês, a courgete com casca em pedaços e leve a cozer num fundo de água juntamente com o pedaço de alecrim fresco.

  3. Desligue o lume, retire o alecrim e descarte. Coloque a mistura numa liquidificadora e adicione as castanhas, uma pitada de canela e uma pitada de noz moscada. Triture tudo até ficar cremoso.

  4. Sirva com um fio de azeite.
    Dica do chefe:
    Este creme também é bom para ciranças mais velhas ou adultos. Para fazer um upgrade pique algumas castanhas e salteie num fio de azeite, adicione uma pitada de canela e um fio de mel e deixe caramelizar. Sirva como topping.

Dica do nutricionista

Conforme o seu bebé vai crescendo, é importante dar-lhe a conhecer novos sabores e texturas. A fonte de hidrato de carbono não tem que ser sempre a batata, arroz ou massa, experimente a castanha, estamos na altura dela e a riqueza nutricional é inequívoca! Sabia que cerca de metade da castanha é água? Ainda assim, ela é muito saciante, devido ao seu elevado teor de fibra e hidratos de carbono.

Para além disso, a castanha é isenta de glúten, tem um valor baixo de gorduras (lípidos) e um valor bastante significativo de vitamina C na sua composição. Fornecendo metade da dose de referência, com apenas 100 g. No entanto, a vitamina C é sensível ao calor, por isso deve tentar cozinhar as castanhas a baixa temperatura, ou por pouco tempo, de forma a conseguir obter o máximo possível desta vitamina, tão importante para o sistema imunitário.