Creme de avelãs

  • Fácil
  • Menos de 30 minutos
  • 10 pessoas
Download receita

Nada melhor que um saboroso creme para barrar no pão. Feito por si vai saber-lhe ainda melhor.

Energia (kcal) :
87
Lípidos (g) :
8
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
2
Açúcares (g) :
1
Fibras (g) :
1
Proteínas (g) :
2

Preparação

  1. Comece por saltear as avelãs numa frigideira em óleo de coco durante 5 minutos ou até ficarem tostadas e libertarem um aroma torrado.

  2. Coloque as avelãs num processador de alimentos e adicione o cacau em pó. Triture por 10 minutos ou até obter uma pasta que se possa barrar.

  3. Adicione ao xarope de acer e triture até este se dissolver totalmente com a pasta de cacau.

  4. Reserve num frasco até 1 semana no frigorífico.

Dica do nutricionista

Esta é uma alternativa ao creme de avelãs e cacau comumente comercializado, mas mais equilibrada a nível nutricional, pela escolha dos ingredientes e forma tradicional de ser confecionada. Comparando por porção (15g) esta receita de creme de avelãs tem 1g de açúcares, em alternativa às 8,5g do creme de avelãs e cacau mais conhecido.

Em termos de gordura esta receita apresenta um valor total superior, no entanto, a sua maioria provém essencialmente das avelãs que são ricas em gordura monoinsaturada, ao contrário do creme de avelãs e cacau mais conhecido que tem como ingredientes principais açúcar e gordura de palma, apresentando 11g de gordura saturada. Pequenas escolhas e alterações na alimentação do dia-a-dia fazem a diferença a longo prazo.