Corvina com molho de mel e clementina

Jumbo e Portugal em Forma
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

O molho adocicado e refrescante de mel e clementina complementam na perfeição o sabor da corvina. Experimente!

Energia (kcal) :
413
Lípidos (g) :
10
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
37
Açúcares (g) :
14
Fibras (g) :
8
Proteínas (g) :
38
Sal (g) :
0,3

Preparação

  1. Lave bem as batatas e coza-as com pele. Retire-as da água (deixe arrefecer um pouco) e corte-as às rodelas finas.

  2. Lave bem a couve e o alho francês. Corte a couve em juliana grossa e o alho francês às rodelas. Coza durante 3 a 5 minutos. Corte 4 rodelas finas de clementina e reserve.

  3. Esprema as restantes clementinas até obter 100 ml de sumo. Pode incluir alguma polpa, intensifica o sabor. Da casca, faça algumas raspas e reserve. Junte o sumo das clementinas, o azeite, os alhos picados, o mel e a salsa picada num recipiente e mexa bem para envolver os sabores.

  4. Adicione as raspas de casca de clementina e as gotas de limão e mexa tudo. Prove o molho, ajuste os sabores a gosto e reserve.

  5. Faça uma abertura no peixe, contornando a espinha do meio, sem cortar de um lado ao outro (ou peça-o logo na peixaria Jumbo). Forre com papel vegetal uma travessa para ir ao forno. Coloque por camadas: a cebola aos gomos, as batatas às rodelas e o peixe no final. Recheie o interior do peixe com as tiras de couve e o alho francês e decore com as rodelas de clementina.

  6. Adicione o tempero a todo o preparado e ao interior do peixe. Ligue o forno a 200°C e deixe cozer durante 30 a 45 minutos.

Dica do nutricionista

Elabore receitas repletas de sabor e sem sal adicionado.
Sim é possível!
Nos seus cozinhados utilize vegetais aromáticos como cebola e alho francês, bem como ervas aromáticas e até fruta com alguma acidez. Tal, permitir-lhe-á diminuir a quantidade de sal diária, tipicamente excessiva na alimentação dos portugueses.