Compota de ameixas e goji

Compota de ameixas e goji
Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Mais de 1 hora
  • 500 g / 30 doses
Download receita

Não sabe o que fazer a tanta ameixa? Evite o desperdício e experimente esta deliciosa compota de ameixas.

Energia (kcal) :
28
Hidratos de Carbono (g) :
6
Açúcares (g) :
6
Fibras (g) :
1
Sal (g) :
0.03

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Passe por água as ameixas e retire o caroço.

  2. Num tacho, adicione as ameixas, junte as bagas goji e o açúcar. Deixe macerar durante uma hora, com o tacho tapado.

  3. Leve a cozinhar com o laminado de limão, em lume brando, até obter o ponto estrada, mexendo de vez em quando. No final triture com a varinha mágica e guarde em frascos de vidro esterilizados, bem fechados.
    Ponto estrada: Deslizar uma colher pelo fundo do tacho e ao se formar uma espécie de estrada que mostre o fundo do tacho, significa que alcançou o ponto de estrada. Ou retira-se um pouco de compota para um prato, passa-se uma colher de forma a fazer uma estrada. Se a estrada se mantiver aberta está no ponto.
    Dicas do chefe: Dura no frigorífico uma média de 3 meses, depois de aberto consuma dentro de 15 dias.
    Sugestão de acompanhamento: Experimente acompanhar com beringela às rodelas grelhada. Para petiscar é uma ótima combinação.
    Como esterilizar frascos de vidro: Coloque num tacho com água os frascos e as tampas de forma a ficarem submersos. Deixe ferver durante 15 minutos. Retire e deixe secar sobre uma grelha ou pano.
    Em relação à colocação da compota: A compota deve ser colocada nos frascos ainda quente, com um espaço de 2 centímetros do topo (mais ou menos, coloca-se a tampa e vira-se ao contrário dentro do tacho com água a escaldar. Dessa forma vai criar um vácuo natural de melhor conservação para a compota. Deixe arrefecer dentro do tacho.

Dica do nutricionista

As compotas podem ser uma opção saudável para um pequeno almoço ou lanche. Principalmente se tiverem pouco açúcar adicionado e se esse açúcar for pouco refinado, como é o caso do açúcar mascavado.
Neste caso temos uma compota de ameixa, que é fonte de vitamina C, fibra e antioxidantes. A época da ameixa estende-se de Junho até meados de Outubro. Por isso, esta é a altura certa para agarrar as últimas ameixas da época e transformá-las numa compota, em vez de se estragarem. Experimente!

PUB PUB