Chili vegetariano picante

  • Fácil
  • Menos de 30 minutos
  • 4 pessoas
Download receita

Uma sugestão diferente e uma versão original de uma receita que já faz parte da cozinha internacional.

Energia (kcal) :
351
Lípidos (g) :
4,6
Saturados (g) :
1,1
Hidratos de Carbono (g) :
59
Açúcares (g) :
10,6
Fibras (g) :
10,7
Proteínas (g) :
12,8
Sal (g) :
1,1

Preparação

  1. Preparação do arroz
    Lave bem o arroz e escorra, colocando-o numa panela funda.

  2. Ferva água numa chaleira para acelerar o processo e adicione 2 medidas de água a ferver para 1 medida de arroz. Deixe que a água e o arroz comecem a levantar fervura com a panela destapada. Assim que a fervura iniciar, coloque o lume brando e tape a panela deixando o arroz cozinhar durante 10 minutos, ou até a água ficar totalmente absorvida. No final mexa com a ajuda de um grafo (e não uma colher) para o arroz ficar bem solto.

  3. Preparação do chili
    Coloque a cebola e o alho picados a alourar em azeite numa panela até a cebola ficar transparente. Adicione os cominhos em pó, a malagueta, os talos dos coentros picados e misturar.

  4. Corte o tomate em pedaços e coloque na panela juntamente com a polpa de tomate e a cenoura ralada. Deixe apurar durante 5 minutos em lume brando ou até o tomate ficar desfeito.

  5. Adicione o pimento aos cubos, envolva bem e junte o feijão deixando apurar 10 minutos em lume brando com a tampa fechada.

  6. Por fim adicione os cogumelos fatiados, retificando o tempero com sal. Espere mais 5 minutos e retire do lume.

  7. Sirva com coentros picados no topo e o arroz basmati cozido.

Dica do nutricionista

Este prato de chili vegetal é uma forma de simples de obter uma refeição nutritiva, rica em fibra e fonte de proteína vegetal de alto valor biológico, conseguida pela complementaridade das proteínas das leguminosas (feijão) e dos cereais (arroz).