Cheesecake de Mojito

Jumbo e Samanta McMurray
  • Fácil
  • Mais de 1 hora
  • 6 pessoas
Download receita

Acabou de comer? Que tal uma fatia de um cheesecake diferente do habitual? Aqui não há compotas de fruta: o miolo de noz e o abacate são o essencial desta receita.

Energia (kcal) :
306
Lípidos (g) :
26
Saturados (g) :
6
Hidratos de Carbono (g) :
11
Açúcares (g) :
10
Fibras (g) :
4
Proteínas (g) :
5
Sal (g) :
0,05

Preparação

  1. Base
    Coloque as nozes num triturador e triture até ficar uma espécie de granulado grosseiro. Junte as tâmaras sem caroço e a raspa de lima e volte a triturar até obter uma massa moldável.

  2. Coloque uma tira de papel vegetal em cada forma de muffin para conseguir desenformar facilmente no final. Coloque uma camada da mistura de tâmaras e nozes em cada forma e pressione com a parte de trás de uma colher (espessura de 1 cm). Reserve no frigorífico.

  3. Camada Branca
    Misture o leite de coco com raspa de 1 lima. Coloque em cada forma cerca de uma colher de sopa desta mistura.

  4. Camada Verde
    Leve ao congelador cerca de 10 minutos. Lave o triturador e triture os abacates com o adoçante, a raspa, o sumo de lima e a hortelã até obter um creme suave.

  5. Coloque uma colher de sopa deste creme em cima da camada feita anteriormente. Leve ao frio até servir.

    Nota: duram no frigorífico cerca de 2 dias (o abacate pode escurecer) e até 1 mês no congelador.

Dica do nutricionista

Apresentamos-lhe um cheesecake diferente do tradicional, que normalmente tem sabor a fruta ou compotas. Este cheesecake utiliza miolo de noz como base e abacate como topping, o que quer dizer que é uma sobremesa com um teor em gordura elevado, e como quase todas as sobremesas deve ser consumida em moderação. Mas não olhe só para as calorias! Tenha em conta que a gordura da noz é rica em ácidos gordos polinsaturados, como o ómega 3 – com propriedades benéficas para a saúde cardiovascular. O abacate é um fruto rico em gordura monoinsaturada também considerada protetora a nível cardiovascular. Saiba mais sobre os benefícios do abacate aqui.