“Burger” de quinoa e beterraba

Hamburguer de quinoa e beterraba
Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 10 unidades
Download receita

Com proteínas, hidratos de carbono, fibras e micronutrientes, estes são provavelmente os “burgers” mais saudáveis de sempre. Experimente!

Energia (kcal) :
267
Lípidos (g) :
7
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
38
Açúcares (g) :
4
Fibras (g) :
7
Proteínas (g) :
1,7
Sal (g) :
1

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Coza a quinoa nos 450 ml de água a ferver entre 10 a 12 minutos, em lume médio. Depois de cozidas, coloque num peneiro de trama fina e reserve.

  2. Descasque e pique a cebola, e após lavar a cenoura e a beterraba, rale-as.

  3. Aqueça um wok, adicione 1 c. de sopa de azeite e o pimentão doce. Coloque a cebola, a cenoura e a beterraba, envolva e de seguida adicione a quinoa. Envolva novamente.

  4. Retire do lume, adicione a aveia e tempere com as ervas aromáticas picadas e o sumo de limão. Envolva o preparado todo e deixe arrefecer um pouco.

  5. Pré aqueça o forno a 180 graus e prepare um tabuleiro com papel vegetal, pincelado com o restante azeite.

  6. Comece por moldar os "burgers": retire pequenas porções para moldar em aros de molde redondos de 8 cm de diâmetro, pressionando um pouco e depois retire o molde com cuidado. Ou forme pequenas bolas com as mãos, e depois amasse ligeiramente e alise as bordas dos "burgers".

  7. Leve ao forno, no tabuleiro, durante 10 a 15 minutos, a meio do tempo vire os "burgers", com uma espátula, para ficarem uniformes.
    Dica do chefe:
    Pode servir os burgers em pão integral, enriquecendo com tomate e abacate laminados, cebola caramelizada e rúcula. Ou como prato principal, com batata doce no forno e legumes.

Dica do nutricionista

A beterraba é conhecida pela sua cor intensa e sabor característico. Para além disso, é uma boa fonte vegetal de proteína, hidratos de carbono, fibras e micronutrientes. Como vitamina C, A, ácido fólico, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e ferro.

Devido à sua composição nutricional, têm surgido alguns estudos que associam a beterraba a vários benefícios para a saúde. Como sejam, prevenção de doenças caracterizadas por inflamação crónica, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, cancro, aterosclerose, diabetes tipo 2 e demências.