Burger de Lentilhas

Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 6 pessoas
Download receita

Para além de saudáveis, os “burgers” vegetarianos também são bem saborosos! E para não nos esquecermos disso, toca a pegar nas lentilhas, na courgette… e no wok!

Energia (kcal) :
213
Lípidos (g) :
4
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
30
Açúcares (g) :
2
Fibras (g) :
6
Proteínas (g) :
12
Sal (g) :
0,8

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Coza as lentilhas coral em água a ferver entre 10 a 12 minutos. A quantidade de água deve ser igual ao dobro da quantidade de lentilhas. Depois de cozidas, passe por água fria e reserve.

  2. Descasque e pique a cebola, e após lavar a cenoura e a courgette, rale-as.

  3. Num wok, adicione 1 colher de sopa de azeite, adicione a cebola até ficar translúcida e de seguida a cenoura e a courgette até ficarem um pouco macias. Adicione as lentilhas e envolva.

  4. Tempere com o sumo de limão, o gengibre ralado, o sal, e as ervas aromáticas.

  5. Envolva o preparado e adicione as 5 colheres de sopa de farinha de milho. Envolva novamente por 2 minutos e rectifique os temperos se necessário.

  6. Retire do lume para arrefecer. Quando o preparado estiver morno, retire porções para moldar. O preparado deverá estar pouco húmido, para ser mais fácil de moldar.

  7. Molde os burgers, retirando pequenas porções do preparado, formando bolas com as mãos, e depois amasse ligeiramente. Se necessário, ponha um pouco de farinha de milho nas mãos para o preparado não se colar.

  8. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, numa forma forrada com papel vegetal, durante 10 minutos.

    Dica do Chef
    Coloque por cima fatias de abacate ou laminados de tomate, sobre uma cama de espinafres temperados com um pouco de azeite e orégãos.

Dica do nutricionista

As lentilhas são um alimento bastante rico em nutrientes, com uma quantidade elevada de proteína, ferro, fibra e hidratos de carbono complexos. Relativamente às outras leguminosas, apresentam a vantagem de não precisarem de ser demolhadas e a sua cozedura é rápida. Saiba mais sobre esta leguminosa aqui.