Bombons artesanais com recheio de praliné – Especial Dia da Mãe

Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 16 bombons
Download receita

Bombons de chocolate são sempre uma boa escolha para o Dia da Mãe. Para ser ainda mais especial experimente fazer aí em casa estes bombons com recheio de praliné. Para além de serem mais saudáveis, vão ser especiais porque vão ser feitos por si. De certeza que a sua mãe vai adorar!

Energia (kcal) :
64
Lípidos (g) :
4
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
4
Açúcares (g) :
3
Fibras (g) :
1
Proteínas (g) :
1

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Antes de começar a preparação destes bombons, coloque no frigorífico as forminhas.

  2. Para o Praliné:
    Aqueça uma frigideira em lume médio. Adicione o trigo sarraceno, a amêndoa palitada e a geleia de arroz. Envolva de vez em quando, até o preparado começar a ganhar cor e a querer colar-se.

  3. Para arrefecer, espalhe o preparado sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Quando estiver mais frio, parta aos bocadinhos e reserve.

  4. Para a Base de chocolate:
    Parta, se necessário, o chocolate em quadrados pequenos e leve a derreter metade em banho maria (75 g), até ficar totalmente liquido e cremoso. Envolva sempre com uma espátula.

  5. Em seguida, retire as forminhas do frigorífico. Com a ajuda de uma colher de chá, adicione uma camada de chocolate em cada uma, espalhando bem chocolate pelas laterais. Vire-as sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal para escorrer o excesso do chocolate. Se necessário, retire o excesso com uma espátula. Leve ao frigorífico, viradas para baixo, por aproximadamente 10 minutos ou até solidificarem.

  6. Recheie os bombons com o praliné, de forma a ficarem uniformes. Derreta o restante chocolate e preencha por cima de cada forminha. Alise com a espátula e leve novamente ao frigorífico por 20 minutos ou até solidificarem.

  7. Na altura de desenformar os bombons, retire as forminhas do frigorífico e deixe por alguns minutos à temperatura ambiente. Retire com cuidado cada bombom das forminhas.
    Dica do chefe:
    Experimente utilizar fruta cortada aos bocadinhos (morangos, abacaxi, manga, laranja). Varie com fruta da época.

Dica do nutricionista

A maioria das pessoas gosta (ou adora chocolate), certo? Mas provavelmente, também a maioria, acha que o chocolate faz mal. Na verdade, depende do chocolate… se optar por um chocolate com, pelo menos, 70% de cacau e o ingerir com parcimónia pode usufruir de todos os benefícios do cacau, e acredite que são muitos. Por exemplo: o cacau ajuda na libertação de endorfinas (que fazem parte do grupo das hormonas do bem-estar) e da serotonina (um neurotransmissor que regula o humor) e diminui o cortisol (a “hormona do stress”). Para além disto, o cacau é rico em vários minerais como o ferro, magnésio, potássio, fósforo e zinco. Saiba tudo sobre o cacau aqui: