Bolo vegan de festa

Receita de bolo vegan de festa
Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Difícil
  • Mais de 1 hora
  • 16 fatias
Download receita

Esta receita de bolo vegan de festa dá algum trabalho a confecionar… mas no final, vai valer tão a pena! Além de ficar bonito na mesa, é uma opção saudável e em linha com um regime alimentar vegano. Experimente!

Energia (kcal) :
170
Lípidos (g) :
3
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
31
Açúcares (g) :
14
Fibras (g) :
3
Proteínas (g) :
3
Sal (g) :
0.15

Preparação

  1. Preparação das bases:
    Na 1ª e 2ª bases, prepare separadamente.
    Junte os secos numa taça. Coloque a banana no liquidificador com a bebida vegetal e triture bem, como se fosse um batido. Verta no preparado anterior, envolvendo até ficar um preparado homogéneo.

  2. Na 3ª base.
    Junte os secos numa taça. Coloque a banana e os frutos vermelhos no liquidificador com a bebida vegetal e triture bem, como se fosse um batido. Verta no preparado anterior envolvendo até ficar um preparado homogéneo.

  3. Preaqueça o forno a 180ºC. Unte 3 formas*, com diâmetro de 20 cm, se possível anti-aderentes, com um pouco de óleo vegetal e farinha.

  4. Verta o preparado em cada uma e leve ao forno durante 20 minutos.

  5. Deixe arrefecer enquanto prepara o recheio.

  6. Preparação do recheio:
    Numa batedeira, adicione o creme vegetal e bata até ganhar um pouco de volume. Adicione o sumo de limão e 25 g das framboesas picadas. Continue a bater até envolver as framboesas por completo. Reserve.

  7. Desenforme as bases dos bolos e recheie cada base.

  8. Sobreponha as 3 bases, intercalando pela sintonia das cores (frutos vermelhos, alfarrroba e curcuma). Decore com o restante creme, por todo o bolo, alisando com uma espátula e com as restantes framboesas, mirtilos, fisalis e hortelã.

    * Se tiver só uma forma da medida de diâmetro mencionada, pode fazer à vez. Depois de sair do forno, deixe-a arrefecer cerca de 10 minutos e retire com cuidado. Também pode fazer em formas diferentes. Assim ficarão medidas de diâmetro diferentes, com a possibilidade de alterações de tempo de cozedura, mas não é significativo.
    Na decoração, pode ainda variar com um mix de frutos vermelhos frescos e ainda flores comestíveis.

Dica do nutricionista

Sempre que possível, utilize açúcar mascavado em vez do açúcar refinado. Apesar de o valor energético ser igual, o açúcar mascavado mantém mais minerais e vitaminas e passou por menos processos químicos. Recomendamos, no entanto, que a ingestão de bolos, mesmo com este tipo de alterações sugeridas, seja ocasional. Estes alimentos serão sempre ricos em gordura, açúcar e calorias.

Encontre mais truques que melhoram o valor nutricional dos seus bolos, de forma a torná-los mais saudáveis.

PUB PUB