Bolo mármore de abóbora e cacau

Auchan e Samanta McMurray
  • Fácil
  • Mais de 1 hora
  • 12 fatias
Download receita

Quem se lembra do bolo mármore tradicional? Esta versão mantém o visual do bolo mármore, com ingredientes mais saudáveis. O resultado? Experimente e descubra!

Energia (kcal) :
128
Lípidos (g) :
5
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
17
Açúcares (g) :
8
Fibras (g) :
2
Proteínas (g) :
4
Sal (g) :
1,2

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Preaqueça o forno a 180ºC e forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal.

  2. Misture o açúcar, os ovos, o azeite, a bebida vegetal e o puré de abóbora até ficar homogéneo. Reserve.

  3. Misture a farinha, o fermento, as especiarias e adicione, aos poucos, à mistura líquida até obter uma massa de bolo.

  4. Divida a mistura ao meio, adicione o cacau em pó a uma das metades e misture bem.

  5. Distribua a massa alternadamente na forma, sem misturar. Caso queira fazer alguns efeitos de marmoreado utilize o cabo de uma colher, mas tenha cuidado para não misturar totalmente as massas.

  6. Leve ao forno cerca de 50 minutos, ou até o bolo ficar cozido (teste com um palito). Retire e deixe arrefecer por 10 minutos dentro da forma. Retire da forma e sirva morno ou à temperatura ambiente.
    Dica do chefe:
    Pode fatiar e congelar o bolo até 2 meses.
    Para fazer o seu próprio Pumpkin Spice misture num frasco os seguintes ingredientes: 4 colheres de chá de canela em pó, 2 colheres de chá de gengibre em pó, 1 colher de chá de cravinho e 1/2 colher de chá de noz moscada.

Dica do nutricionista

Habitualmente os bolos precisam de alguma gordura. Dependendo da receita, pode ser um óleo vegetal, margarina ou azeite. Neste caso, utilizamos o azeite. O azeite é constituído, maioritariamente, por ácido oleico e gordura monoinsaturada e é associado a uma diminuição da incidência e mortalidade por doença cardiovascular. Têm-lhe sido atribuídos benefícios a nível do perfil lipídico (nomeadamente aumento do colesterol HDL), do aumento da sensibilidade à insulina, redução da oxidação lipídica, diminuição da inflamação, melhoria da capacidade de dilatação dos vasos sanguíneos, diminuição da pressão arterial sistólica e ainda efeito protetor/ terapêutico em doenças neurodegenerativas.

PUB PUB