Bolo de maçã sem desperdício

Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 12 fatias
Download receita

Um bolo de maçã é sempre uma sobremesa vencedora. Neste caso, a cereja no topo do bolo (ou a maçã!) é ser zero desperdício, experimente!

Energia (kcal) :
193
Lípidos (g) :
6
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
30
Açúcares (g) :
14
Fibras (g) :
2
Proteínas (g) :
3
Sal (g) :
0,78

Preparação

  1. Lave bem as maçãs, descasque-as, corte em quadrados pequenos, sem desperdício. Reserve a casca.

  2. Adicione os quadrados de maçã numa taça com água, temperada com uma c. de café de sal e um pouco de sumo de limão, para não oxidarem.

  3. Junte as farinhas numa taça, juntamente com o açúcar, fermento, linhaça e a canela em pó. Envolva ligeiramente.

  4. Retire os quadrados da maça da água, enxugue um pouco e adicione ao preparado anterior, envolva.

  5. Num copo medidor junte a água com as cascas de maçã e triture até ficara homogéneo, junte de seguida o azeite e o sumo de limão. Envolva novamente e adicione de seguida ao preparado dos secos. Envolva o preparado com cuidado.

  6. Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda de diâmetro de 20 ou 22 cm, com um pouco de azeite ou óleo e farinha e verta o preparado. Leve ao forno durante 35 a 40 minutos.

  7. Depois de arrefecer, desenforme e salpique com canela.

Dica do nutricionista

Sabia que 1/3 dos alimentos produzidos no mundo não é consumido, o que corresponde a 1,3 biliões de toneladas por ano? Se, cada um de nós, em sua casa e no seu dia-a-dia, fizermos alguma coisa para reduzir o desperdício alimentar, todos, em todo o mundo, sairemos beneficiados.

Esta receita é um exemplo de que é possível utilizar toda, mas mesmo toda a maçã, sem desperdiçar nada. E não deixa de ser saudável e saborosa.

PUB PUB