Bolo de chocolate e azeite Halloween

Auchan
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 12 fatias
Download receita

Será que este bolo vai assustar alguém? Não sabemos, mas que é delicioso, isso garantimos!

Energia (kcal) :
292
Lípidos (g) :
20
Saturados (g) :
6
Hidratos de Carbono (g) :
24
Açúcares (g) :
22
Fibras (g) :
1
Proteínas (g) :
5
Sal (g) :
0,13

Preparação

  1. Preaqueça o forno a 180 °C ou forno ventilado a 160 °C, unte com óleo de coco ou manteiga o fundo de uma forma de bolo de 20 cm com fundo amovível e forre com papel vegetal.

  2. Parta o chocolate em pedaços e coloque numa taça sobre uma panela com água a ferver (banho-maria). Mexa um pouco para ajudar o chocolate a derreter.

  3. Quando estiver completamente derretido, acrescente o azeite devagar, depois dois terços do açúcar, mexendo para ajudar a dissolver o açúcar. Retire do fogo. Junte as gemas, a baunilha e uma pitada de sal.

  4. Coloque as claras numa taça bem limpa com cerca de um terço do açúcar restante. Bata com um batedor elétrico até que as claras começam a ganhar espuma e acrescente mais um terço do açúcar. Continue batendo até que as claras realmente aumentem de volume, depois acrescente o restante do açúcar e bata até obter picos médios (firmes e
    com pontas ligeiramente caídas).

  5. Usando uma espátula grande, adicione as claras aos poucos à mistura do chocolate tendo o cuidado para não mexer muito para não libertar o ar das claras.

  6. Verta o preparado na forma e leve ao forno por 40 minutos. Teste inserindo um palito fino no centro do bolo. Se sair limpo, sem massa, o bolo está pronto.

  7. Deixe arrefecer na forma - o bolo vai decair e rachar - é o que pretendemos.

  8. Coloque num prato e polvilhe com açúcar em pó antes de servir.