Bolinhos de aveia

Bolinhos de aveia: Veja como fazer!
Papinhas da Xica
  • Médio
  • Mais de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Estes bolinhos de aveia são ótimos para comer como um snack leve ou em viagem. Os bebés e as crianças vão adorar. Experimente esta receita!

Energia (kcal) :
148
Lípidos (g) :
6
Hidratos de Carbono (g) :
20
Açúcares (g) :
3
Proteínas (g) :
4
Sal (g) :
0.001

Preparação

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC. Num robô de cozinha, pique as amêndoas, os frutos oleaginosos, o coco, as sementes, as tâmaras, sultanas, alperces, o gengibre e a canela.

  2. Descasque a laranja, corte-a em gomos e coloque num copo alto, juntamente com a banana. Com o auxílio de uma varinha mágica, triture até obter uma polpa suave. Junte-lhe mel e água até perfazer 500 ml.

  3. Deite num tacho grande e leve a levantar fervura em lume médio. Adicione aos poucos os flocos e o farelo de aveia, bem como a mistura obtida, no robô de cozinha. Vá mexendo sempre em lume médio, durante 5 minutos.

  4. Transfira para uma forma quadrada e antiaderente, de 20 cm, e leve ao forno na grelha inferior, durante 50 minutos. Deixe arrefecer numa grelha e, com o auxílio de um cortador de 5 cm, divida em pequenos bolinhos.

  5. Guarde no frigorífico durante 3 dias, em recipiente hermético.

Dica do nutricionista

Os frutos secos e oleaginosas, para além da sua riqueza nutricional, são fáceis de transportar. Por isso, são ideias para consumir como snack rápido, quando o tempo escasseia ou a ocasião não permite refeições longas. Como, por exemplo, em viagem. Ainda assim, dado o seu elevado valor calórico devem ser consumidas com moderação.