Bife de seitan em molho de cerveja, polenta, couve coração em alho e feijão

Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Menos de 1 hora
Download receita

Sabia que há alternativas vegetarianas para quem não passa sem um bom bife? Conheça a nossa receita de bife de seitan, onde não faltam os bons sabores e ingredientes saudáveis!

Energia (kcal) :
366
Lípidos (g) :
10
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
46
Açúcares (g) :
2
Fibras (g) :
6
Proteínas (g) :
21
Sal (g) :
1,6

Preparação

  1. Fatie o seitan com uma espessura de 1 cm e tempere com o alho picado, 1 colher de sopa de pimentão-doce, cebolinho e 1 colher de chá de azeite.

  2. Leve uma panela ao lume adicione 1 colher de chá de azeite, salteie o pimento, com 1/2 colher de café de sal e de seguida adicione a água. Ferva e reduza para lume médio, adicionando a sêmola de milho lentamente, mexendo sempre com uma vara de arames. Quando começar a despegar do tacho, retire e adicione num tabuleiro. Alise, deixe repousar por 10 minutos, corte aos triângulos e grelhe de ambos os lados com 1 colher de sopa de azeite. Em seguida, grelhe também o seitan em ambos os lados, por 3 minutos, em lume mínimo.

  3. Coza a couve em água a ferver, numa panela, durante 5 minutos. Retire e passe por água corrente. Salteie juntamente com o feijão, com 1 colher de sopa de azeite, 1 dente de alho picado, temperando com orégãos, 1/2 colher de café de sal e pimentão doce.

  4. Para o molho de cerveja: leve uma frigideira ao lume, adicione 1 c. de sopa de azeite, coloque a cebola, refogue ligeiramente. De seguida, adicione a cerveja quase toda, (reserve um pouco para diluir o amido) e o louro, deixe evaporar  o álcool e adicione o amido de milho diluído.

  5. Sirva com o molho por cima do seitan e a polenta, a couve e as fatias de laranja a acompanhar.

  6. Dica do Chef:

    Demolhe o feijão de um dia para o outro. Passe por água corrente e leve a cozer durante 45 minutos. Se quiser, pode ver mais alternativas no vídeo Cozinha com Truques - Leguminosas no ponto.

Dica do nutricionista

O seitan é um alimento que pode servir de proteína vegetal. É uma alternativa à carne, pois são similares em aspeto e textura. É produzido com água e farinha de trigo, tendo assim glúten na sua composição, o que lhe confere elasticidade. Conheça mais receitas com seitan aqui.