Barras de cereais e sementes

Jumbo e Portugal em Forma
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 8 pessoas
Download receita

As barras de cereais são muito fáceis de fazer em casa. Siga esta receita para experimentar e depois faça as suas próprias barras, alterando apenas alguns dos ingredientes.

Energia (kcal) :
134
Lípidos (g) :
6
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
14
Açúcares (g) :
6
Fibras (g) :
4
Proteínas (g) :
4
Sal (g) :
0,03

Preparação

  1. Com a ajuda de um processador triture os alperces até ficarem em pedaços pequenos, junte a clara de ovo e os restantes ligantes (a manteiga de amendoim e o mel).

  2. Numa taça à parte, misture a aveia, o centeio, os frutos secos e a canela. Incorpore o preparado do passo anterior envolvendo tudo muito bem.

  3. Forre com papel vegetal uma forma do tipo bolo inglês e coloque a mistura de cereais. Prense a mistura com a ajuda da base de um copo até a superfície ficar lisa e uniforme.

  4. Leve ao forno, pré-aquecido a 200°C, por 20 minutos ou até ficar bem dourado.

  5. Retire do forno e deixe arrefecer. Divida (depois de frio) em 8 partes iguais e guarde num frasco fechado ou no frigorífico.

Dica do nutricionista

As refeições intermédias são muito importantes para a manutenção da saúde em geral e, especificamente, de um peso saudável ao contribuírem para a saciedade. Procure escolher refeições ou snacks que aportem uma quantidade considerável de fibra e moderada de proteínas, sem excesso de açúcares e, idealmente, sem adição de sal, como estas barras.