Amor às fatias

Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 30 minutos
  • 2 pessoas
Download receita

Quando se junta o doce ao ácido, o resultado deixa sempre o paladar bem ativo! É essa a sensação que vai ter quando provar esta receita em que a beterraba e a laranja se combinam numa entrada inesquecível!

Energia (kcal) :
178
Lípidos (g) :
9
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
17
Açúcares (g) :
14
Fibras (g) :
6
Proteínas (g) :
3
Sal (g) :
0,01

Preparação

  1. Limpe a beterraba, retirando a pele rugosa e lamine em 10 fatias finas. Tempere com 1 c. de sopa de laranja e reserve num prato.

  2. Descasque a laranja retirando a parte toda branca e corte em 6 fatias finas. Corte os maracujás ao meio, retire a polpa e as sementes, e, reserve, ambas as frutas.

  3. De seguida caramelize as nozes ligeiramente esmagadas: Adicione numa frigideira 1 c. de sopa de água e 1 c. de chá de açúcar mascavado, quando levantar fervura adicione a nozes. Envolva e desligue quando a água desaparecer. Deixe arrefecer.

  4. Para o vinagrete: Pique bem as folhas de hortelã, coloque numa tigela, adicione o azeite e o vinagre balsâmico e misture tudo.

  5. Faça o empratamento; Intercale a beterraba com a laranja.

  6. Adicione o vinagrete, as nozes caramelizadas, a romã e a pimenta rosa por cima.

    Dicas do Chef
    • Quando corta a laranja em fatias, é normal sair um pouco de sumo. Pode aproveitar esse sumo para temperar a beterraba.
    • Se quiser enriquecer ainda mais o sabor do prato, pode adicionar uma cama de rúcula por baixo do “carpaccio”. Pode ainda utilizar as sementes de uma romã pequena em substituição do maracujá.
    • Também pode comprar a beterraba já cozida ou optar por cozê-la em casa; numa panela com água a cobrir, com casca e um pouco de vinagre para não perder a cor. Cozinhe durante cerca de 30 minutos. Outra hipótese é laminá-la em cru, ficando o sabor mais forte, e depois temperá-la com citrinos (como o sumo de laranja).

Dica do nutricionista

A beterraba é um tubérculo adocicado de cor avermelhada, com uma utilização na culinária muito ampla, desde as sopas, smoothies, snacks e saladas, até aos pratos principais e entradas, como pode ver nesta receita.

Nutricionalmente é pouco calórica, com um bom teor de vitamina C e potássio.

Aproveite para conhecer também a nossa receita de húmus de beterraba.