Amêijoas à Bulhão Pato

Auchan e Chef José Serrano
  • Fácil
  • Menos de 30 minutos
  • 4 pessoas
Download receita

Amêijoas à Bulhão Pato é um autêntico petisco à portuguesa! Para entrada numa refeição ou para um convívio descontraído de fim-de-semana.

Energia (kcal) :
45
Lípidos (g) :
1.2
Saturados (g) :
0.2
Hidratos de Carbono (g) :
1.6
Açúcares (g) :
0.5
Fibras (g) :
0.2
Proteínas (g) :
6.4
Sal (g) :
0.65

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Corte a cabeça de alho ao meio. Retire os talos e pique os coentros. Adicione sumo e gomos de limão. Lave as amêijoas em água a correr.

  2. Num tacho ao lume, com um fio de azeite, frite as duas metades da cabeça de alho e os talos dos coentros. Junte as amêijoas e, em seguida, o sumo de limão. Tape e deixe cozinhar durante 3 minutos e verifique que as amêijoas estão abertas. Coloque numa travessa e decore com coentros picados frescos e gomos de limão.
    Dicas do chefe:
    Esta receita não necessita de sal pois as amêijoas já contêm o sal necessário.
    Para retirar toda a areia das amêijoas, depore-as, colocando-as num tabuleiro com um pouco de sal, até meio da concha, para que as mesmas deitem fora a areia que possam ter. Volte a lavar e reserve.

Dica do nutricionista

A amêijoa é rica em proteína (11.7 g), que contribui para a manutenção da massa muscular e tem um baixo teor em gordura. Podendo constituir um prato de entrada bastante interessante, do ponto de vista nutricional, se isso não conduzir ao consumo de outros alimentos.

É também rica em vitamina B12 e ferro. A vitamina B12 e o ferro contribuem para a redução do cansaço e fadiga e para o normal funcionamento do sistema imunitário.

PUB PUB