Almôndegas de ervilhas com esparguete de milho em molho de caril

Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Almôndegas são um prato tradicional por cá. Uma espécie de comida de conforto, que sabe sempre bem. Desta vez, reinventámos as almôndegas, numa versão verde. Experimente!

Energia (kcal) :
528
Lípidos (g) :
23
Saturados (g) :
9
Hidratos de Carbono (g) :
58
Açúcares (g) :
4
Fibras (g) :
11
Proteínas (g) :
17
Sal (g) :
4.3

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Coza as ervilhas em água a ferver, durante 5 a 10 minutos. Escorra a água e deixe arrefecer no escorredor.

  2. Pique grosseiramente a cebola e coloque num processador de alimentos, junto com as ervilhas. Processe e triture grosseiramente. Caso não tenha o processador, triture com a varinha mágica.

  3. Aqueça um wok, adicione 1 colher de sopa de azeite, o preparado triturado, a farinha, a linhaça, as sementes de cânhamo e o sal marinho. Envolva o preparado todo e adicione o sumo de limão. Pique a hortelã e junte. Envolva novamente e retifique os temperos.

  4. Retire do lume, deixe arrefecer e retire pequenas porções. Molde bolas pequenas com as mãos, pane nas sementes de sésamo e coloque numa forma forrada com papel vegetal e pincelada com o restante azeite. Leve ao forno preaquecido a 180º C, durante 10 a 15 minutos. A meio do tempo no forno vire as almôndegas, para assarem uniformemente.

  5. Esparguete e molho de caril:
    Coza a massa num tacho com água a ferver, durante 8 minutos. Escorra e reserve. Para não colar, adicione um pouco de azeite.

  6. Num tacho junte o azeite, o caril, a paprika, a malagueta e o alho picado e faça um leve refogado.

  7. Junte a cebola e refogue por 2 minutos, ou até estar translúcida. Junte o tamari, o sal, o leite de coco e a água.

  8. Deixe levantar fervura, junte o gengibre e retifique os temperos, se necessário. Triture de forma a ficar um molho homogéneo e finalize com coentros picados.

  9. No mesmo tacho onde cozeu o esparguete, verta o molho, adicione o esparguete e envolva. Emprate o esparguete com as almôndegas por cima.
    Dica do chefe:
    Pode servir com arroz basmati, em vez do esparguete.

Dica do nutricionista

Nesta receita, apresentamos uma alternativa vegetal às tradicionais almôndegas. As ervilhas são leguminosas frescas com um bom teor de fibra, hidratos de carbono e proteína. Assim como vitaminas do complexo B, e minerais como o potássio, fósforo e ferro. Devido ao seu elevado teor proteico, podem constituir, tal como outras leguminosas, uma alternativa à proteína animal.
É aconselhado um consumo diário de 1 a 2 porções de leguminosas. Uma porção de ervilhas corresponde a 2 colheres de sopa de ervilhas frescas/congeladas ou confecionadas (75 g).

PUB PUB