Almôndegas de tofu

Almôndegas de tofu: Experimente esta receita!
Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Almôndegas são um prato típico de muitas casas portuguesas. Esta versão de almôndegas de tofu é uma alternativa mais saudável, com todo o sabor. Experimente!

Energia (kcal) :
259
Lípidos (g) :
13
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
20
Açúcares (g) :
3
Fibras (g) :
4
Proteínas (g) :
13
Sal (g) :
0.59

Preparação

  1. Num processador de alimentos, coloque o tofu, com uma colher de sopa de azeite e molho tamari ou de soja. Triture, de forma a ficar uma pasta homogénea. Reserve.

  2. Corte o alho francês na longitudinal, lave em água corrente e depois corte em quadrados pequenos. Lave a cenoura e rale num ralador próprio.

  3. Leve um wok ao lume médio, deixe aquecer, adicione uma colher de sopa de azeite e o pimentão-doce. Salteie os legumes, até ficarem macios. Junte, de seguida, o tofu triturado e a aveia. Pique a salsa e junte também. Envolva tudo uniformemente, de forma a que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.

  4. Retire do lume, deixe arrefecer e retire pequenas porções. Molde bolinhas com as mãos e coloque numa forma forrada com papel vegetal e pincelada com uma colher de sopa de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 10 a 15 minutos. A meio do tempo no forno, vire as almôndegas, para assarem uniformemente.
    Dica do chefe:
    Esta receita é igualmente ótima como entrada, com tomate cherry e folhas de manjericão. Como prato principal pode ser acompanhada com molho de tomate caseiro, espiral de curgete ou esparguete integral.

Dica do nutricionista

O Tofu é uma alternativa vegan à carne, ao peixe, aos ovos mas também ao queijo.
É fonte de cálcio, fornecendo 128mg de Cálcio por 100g e a sua proteína é considerada de alto valor biológico. Saiba mais sobre o tofu aqui: