Almôndegas de feijão frade

Almôndegas de feijao frade
Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Almôndegas é dos pratos mais tradicionais da nossa cozinha portuguesa. Experimente esta opção vegetariana, com feijão frade e legumes, para uma alternativa mais saudável e igualmente deliciosa. Depois conte-nos como ficou!

Energia (kcal) :
229
Lípidos (g) :
7
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
26
Açúcares (g) :
8
Fibras (g) :
10
Proteínas (g) :
11
Sal (g) :
1.1

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Num processador de alimentos coloque o feijão, a cebola e a beringela cortadas em quadrados pequenos e triture tudo de forma a ficar uma pasta homogénea.

  2. De seguida, numa taça, adicione o preparado triturado e junte a aveia, a linhaça, o pimentão doce, o tomilho e o molho de soja. Envolva bem de forma a que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.

  3. Retire pequenas porções, molde bolinhas com as mãos e leve ao forno preaquecido a 180ºC, numa forma forrada com papel vegetal, durante 20 minutos. A meio do tempo no forno, vire as almôndegas para assarem uniformemente.

    Preparação do molho:

  4. Corte o alho francês na longitudinal, lave em água corrente e pique em quadrados pequenos. Lave o tomate, corte aos quadrados pequenos e retire as sementes com um coador, de forma a aproveitar toda a polpa do tomate.

  5. Leve a lume mínimo, numa panela, com o azeite, o louro, a pimenta e o sal. Envolva e cubra com água. Deixe cozinhar por 15 minutos, retifique o sabor e, se estiver ácido, adicione o açúcar mascavado. Finalize com folhas de manjericão. Sirva com as almôndegas.

    Dica do chefe
    Acompanhe com esparguete integral cozido al dente e envolvido em salsa picada.

Dica do nutricionista

O feijão frade é uma fonte de fibra. Este nutriente retarda a absorção dos nutrientes, contribuindo para uma maior saciedade e controlo do peso, e é essencial para regular o trânsito intestinal.