Almôndegas de casca de banana

Almôndegas de casca de banana
Jumbo e Samanta McMurray
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 6 almôndegas médias
Download receita

A 16 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Alimentação. Este dia foi criado em 1979, com o objetivo de trazer a temática da alimentação, e relacionadas com ela, para a opinião pública. Neste dia há sempre muitas atividades que promovem alimentação saudável. No Jumbo assinalamos com uma série de atividades no Jumbo da Amadora. Participe!

Esta receita ajuda a reforçar esta temática, ensinando a aproveitar o que geralmente são desperdícios. Aproveitar cascas de banana para uma receita é certamente uma proposta inesperada. Nós acrescentamos que é muito saudável e saborosa. Experimente!

Energia (kcal) :
267
Lípidos (g) :
4
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
48
Açúcares (g) :
5
Fibras (g) :
3
Proteínas (g) :
9
Sal (g) :
1.0

Preparação

  1. Comece por preparar as bananas, descascando-as. Pode congelar o interior às rodelas em sacos de congelar. Retire as pontas da casca e raspe o interior da casca de forma a retirar o resto da polpa. Corte em pedaços bem pequenos - a casca irá escurecer ao longo do processo.

  2. Coloque a casca de banana, a farinha, o ovo e os temperos numa tigela e misture tudo até obter uma massa moldável. Molde almôndegas médias com as mãos.

  3. Faça o molho de tomate colocando todos os ingredientes numa panela e cozinhe durante 10 min em lume brando.

  4. Adicione as almôndegas e deixe estufar durante 20 minutos em lume brando.

  5. Sirva com esparguete ou outra massa à escolha (exemplo: noodles de trigo sarraceno).

Dica do nutricionista

As cascas de banana são comestíveis e têm uma elevada quantidade de nutrientes, como o potássio e fibra solúvel e insolúvel. Para além disso, constituem uma excelente forma de reduzir desperdícios, otimizar recursos e ser criativo.