Alcachofras assadas com coração

Auchan e Samanta McMurray
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

As alcachofras são um vegetal bonito, mas que afasta muitos, por não as saberem confecionar. Experimente esta receita e comece!

Energia (kcal) :
129
Lípidos (g) :
7
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
9
Açúcares (g) :
5
Fibras (g) :
6
Proteínas (g) :
5
Sal (g) :
2,75

Preparação

  1. Comece por preparar as alcachofras. Lave muito bem, corte o caule e apare as folhas, caso estas tenham picos.

  2. Com uma faca de serra, corte a ponta da alcachofra, abra bem as pétalas e, com uma colher, retire, raspando, a parte felpuda do interior da flor - este passo é muito importante, pois esta parte não é comestível.

  3. Regue as alcachofras com sumo de limão e leve a cozer ao vapor, durante cerca de 20 minutos.

  4. Retire as alcachofras do lume e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno. Reserve.

  5. Pique a cebola e salteie em azeite até ficar transparente. Adicione o alho em pó e salsa picada. Regue as alcachofras com este molho e rale o queijo e a rasta de limão por cima.

  6. Leve ao forno por 10 ou 15 minutos a gratinar.

  7. Sirva de imediato como petisco.
    Dica do chefe:
    A parte totalmente comestível é o coração, que se encontra na base da alcachofra. As pétalas podem ser saboreadas, mas apenas parte delas são comestíveis. Pode saboreá-las como se fossem tremoços - pegue numa pétala como se fosse uma concha e, com os dentes, raspe o seu interior cremoso.

Dica do nutricionista

Sabia que a alcachofra contem prebióticos? Os prebióticos são nutrientes não digeridos, essencialmente fibras, tais como a inulina, a oligofrutose, os frutoligossacários e a polidextrose, naturalmente presentes nos alimentos. Como não são digeridos, nem absorvidos no intestino delgado, através da fermentação pelas bactérias benéficas do cólon (intestino grosso), vão constituir o seu substrato alimentar. Os prebioticos estimulam o crescimento e/ou atividade da microbiota, que é o conjunto de bactérias benéficas do colón e que está associada a vários benefícios. Para além disto, a alcachofra é fonte de potássio e é rica em folatos.

PUB PUB