Como todos os animais, também os gatos podem perder a vitalidade com a idade? Isso pode de facto acontecer e, até certo ponto, é até natural que aconteça. Mas a perda de vitalidade também pode estar associada a alguma condição de saúde e é preciso saber distinguir.
Alguns sinais a ter em atenção num gato idoso
Está sempre a dormir
Esta é difícil, afinal os gatos dormem muito não é? É tudo uma questão de comparação. Se nota que o seu gato dorme mais que antes, ou mais profundamente, talvez seja razão para uma visita ao veterinário.
Dorme pouco
No extremo oposto, se o seu gato de repente começou a ficar mais ativo, poderá ser devido a algum tipo de condição médica.
Mostra dificuldade em saltar ou trepar
Os gatos adoram subir a sítios altos! Se isso deixou de acontecer, podem estar a ter dores nas articulações ou doenças relacionadas com ossos.
Descura a sua higiene
Se há coisa que os gatos são é limpos! Se o seu pelo começar a ficar feio ou desalinhado, e notar que ele não faz a sua higiene, poderá haver uma questão de saúde ou desconforto. Problemas nos dentes ou osteoarticulares são causas comuns.
A melhor forma de cuidar do seu gato idoso é dar-lhe uma boa alimentação, adequada ao momento da sua vida. E estar atento ao seu comportamento… lembre-se, os gatos são predadores e por isso escondem bem as suas fraquezas! Mas nada que um dono atento não consiga despistar.
Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet