A tartaruga terrestre é calma durante o dia e super ativa ao cair da noite.
As Tartarugas Terrestres necessitam de muito espaço
Podem ser mantidas em casa, se tiverem um cantinho dedicado a elas. Se tem um lugar aberto ao exterior, pode fazer-lhes uma casa fechada.
- Família: Chelidae
- Origem: América do Sul
- Comprimento médio: 85-120 cm
- Peso médio: 80-220 kg
- Expetativa de Vida: 50-80 anos
Cuidados a ter
O facto de, no ambiente selvagem, a tartaruga viver entre plantas, frutos e legumes variados permite que a dieta ministrada em cativeiro seja igualmente variada e fácil de fornecer. Por entre as frutas e legumes facilmente encontrará algo fresco para alimentar a sua tartaruga. Porém, a facilidade em encontrar alimentos não é sinónimo de desordem. Deve estabelecer um padrão alimentar regular, pois ela reage mal a mudanças na sua alimentação. Para além da base vegetal, pode dar também à sua tartaruga, uma vez por semana, pequenos pedaços de carne de vaca picada ou gema de ovo cozido.
Alojamento
Para a Tartaruga Terrestre, a superfície do terrário deve ter cinco vezes o comprimento da carapaça quando adulta, em comprimento e largura.
O fundo da área de repouso no terrário deve ser constituído por uma base de cortiça, uma placa de aquecimento elétrico e uma laje. Ao lado desta zona, crie um espaço para o banho, colocando um recipiente de barro à mesma altura que a laje. A restante superfície deve ser preenchida com uma mistura de areia e cortiça.
A decoração do terrário deve conter elementos naturais. Estes podem ser plantas, ramos e pedras, de modo a formar obstáculos e esconderijos. A disposição dos elementos no terrário nunca deve ser alterada, pois constituiria um grave retrocesso no processo de ambientação da tartaruga ao novo modelo de vida.
Características inatas
A hibernação é o aspeto mais relevante da Tartaruga Terrestre. Com a diminuição da intensidade da luz, a tartaruga vai tendencialmente reduzindo a atividade, permanecendo mais tempo no refúgio e nos locais mais escuros com a cabeça esticada. Um mês antes do período de hibernação deve levá-la ao veterinário, para um check-up total. Durante dois dias, dê-lhe um banho a 26°C com a duração aproximada de 15 minutos, até que esvazie totalmente os intestinos. Para ter as condições ideais para a hibernação deve reduzir o aquecimento e a iluminação.
Saúde
De modo a evitar o adoecimento da tartaruga recomendamos algumas medidas profiláticas. Estas dizem respeito a mudanças de temperatura e a condições de higiene. O primeiro aspeto a considerar é que deve evitar-se que esteja exposta a mudanças bruscas de temperatura.
O segundo aspeto é a manutenção de excelentes condições de higiene de todo o terrário, em particular a tina do banho. Caso contrário, são ambientes facilitadores do aparecimento e multiplicação de germes nocivos ao organismo do animal. Recomenda-se, por isso, a lavagem diária dos recipientes de água e a mudança do areão do fundo do terrário, uma vez por mês.