A diabetes é uma doença crónica que pode afetar os cães, tal como outros animais e humanos. Apesar de habitualmente não ter cura, pode ser gerida de forma a manter uma vida saudável. No entanto, para tal, é necessário ser diagnosticada numa fase precoce. Assim, vamos ver quais são os sinais da diabetes em cães.
Primeiros sinais da diabetes
Beber muita água
O cão poderá beber com muita frequência e inclusivé esvaziar a taça da água.
Urinar frequentemente
Poderá notar que o seu cão “pede” mais vezes para ir à rua. Pode até começar a urinar em casa, acidentalmente. Isto acontece porque o corpo precisa de expelir o açúcar em excesso no sangue.
Perder peso
A diabetes compromete a transformação de comida em energia para o corpo. Por isso, apesar de comer quantidades normais, o cão pode começar a perder peso.
Comer mais
Pela mesma razão que no ponto anterior, o cão pode ter mais apetite e “pedir” mais alimento.
Levar o seu cão ao veterinário e detetar estes sinais precocemente, irá ajudar a manter a diabetes controlada. Sem acompanhamento próprio, a doença irá agudizar-se e poderá então despoletar outros sinais mais avançados.
Sinais avançados da diabetes
- Perda de apetite
- Falta de energia
- Comportamento depressivo
- Vómitos
- Pelo fraco e seco
- Cataratas nos olhos
Apesar de a diabetes poder ser desenvolvida sem razão aparente, existem fatores de risco que potenciam o seu aparecimento.
Fatores de risco para a diabetes
Obesidade
A obesidade contribui para a resistência à insulina e é também um fator de risco para a pancreatite, que pode levar à diabetes.
Medicação com esteróides
Quando usada por muito tempo, pode desencadear a diabetes.
Doença de Cushing
Esta doença faz o corpo produzir uma quantidade anormal de esteróides, pelo que pode levar à diabetes,
Pancreatite crónica ou frequente
Esta condição pode afetar seriamente o pâncreas e a sua função de produzir insulina. O que pode desencadear o aparecimento da diabetes.
Genética
A diabetes pode aparece em qualquer raça de cão e também em rafeiros. No entanto, alguns estudos demonstram que algumas raças poderão ser mais suscetíveis a ter esta doença, nomeadamente os de raças de menor porte.
Outras doenças
Doenças autoimunes e virais poderão desencadear o aparecimento da diabetes.
Idade
Embora possa surgir em qualquer idade, os cães de meia idade e séniores têm maior probabilidade.
Esteja atento aos sinais da diabetes, e dê particular atenção a cães com fatores de risco acrescidos. Para que o aparecimento da diabetes não comprometa a saúde do seu cão de forma séria.