Protetor, fiel e afetuoso. É geralmente territorial e um bom cão de guarda.
O Cão de Serra de Aires era utilizado para conduzir e pastorear, pelas planícies do Ribatejo e Alentejo, vários tipos de animais, desde ovelhas, cabras, porcos, cavalos, vacas, entre outros.
- Família: Pastoreio, Pecuária
- Origem: Portugal
- Função original: Criação de gado
- Tamanho e Peso médio do macho: Alt.: 45-55 cm; Peso: 12-18 kg
- Tamanho e Peso médio da fêmea: Alt.: 42-52 cm; Peso: 12-18 kg
- Expectativa de vida: 12-13 anos
- Outros nomes: Nenhum
- Posição no ranking de inteligência: Raça ainda não reconhecida
Temperamento
O Cão da Serra de Aires é protetor, fiel e afetuoso. Em regra, é territorial e um bom cão de guarda. É difícil de treinar, devido à sua inteligência e teimosia, mas aprende facilmente se estiver disposto a isso. Apesar de serem cães da serra, adaptam-se bem ao ambiente urbano, desde que sejam suficientemente exercitados. De qualquer modo, não são indicados para a vida num apartamento.
Cuidados a ter
Precisam de bastante exercício físico e mental.
Gostam de longos passeios diários com a família e não se importam de viver no exterior. E, se exercitados o suficiente, são animais calmos dentro de casa.
O seu pelo deve ser escovado duas vezes por semana, para impedir que crie riças.
É necessário aparar os pelos das patas, mas o resto do pelo não deve ser tosquiado. O banho deve ser evitado, pois danifica a camada oleosa protetora da pele.
Adaptado a
Exterior.
Características inatas
É um cão protetor e atento que é sistematicamente hostil em relação a estranhos. É paciente com crianças, mas não o deve deixar junto destas sem supervisão de adultos. Devido ao instinto de pastor, tende a pastorear os membros da família. Dá-se bem com outros animais, embora os machos possam mostrar dominância em relação a cães do mesmo sexo.
Problemas de saúde mais comuns
Problemas dermatológicos.