Apesar de serem os nossos fiéis companheiros, os pets podem ter comportamentos inadequados, como arranhar móveis, urinar em locais não adequados ou explorar áreas proibidas. Para o evitar, é importante encontrar soluções eficazes e que não prejudiquem a saúde do seu animal de estimação.
Antes de abordar qualquer problema comportamental, devemos tentar perceber quais são as razões que podem estar por trás destes comportamentos. A falta de atenção, ansiedade de separação ou problemas de saúde podem ser exprimidos através de atitudes destrutivas. Por isso, deve começar por observar a sua rotina e consultar o médico veterinário.
Existem vários repelentes disponíveis no mercado, pelo que é importante estar ciente que alguns podem conter substâncias prejudiciais para a saúde dos pets. Fragrâncias demasiado fortes ou outros ingredientes irritantes podem causar reações alérgicas. Por isso, caso opte por esta solução, deve ter a certeza que está a adquirir um repelente específico para animais de estimação.
Também pode optar por repelentes naturais, uma alternativa mais segura e menos agressiva.
- Vinagre
Com um odor forte e azedo, é considerado desagradável pelos pets e, portanto, faz com que evitem as áreas onde foi utilizado. Para o utilizar, basta diluir em água, numa proporção 1 para 1, colocar num borrifador e aplicar nas zonas, móveis ou tapetes que deseja proteger.
- Óleos essenciais
Os óleos essenciais têm aromas concentrados, como hortelã, eucalipto, lavanda, limão ou citronela. Devido à sua elevada concentração, devem ser diluídas algumas gotas numa quantidade média de água, e aplicadas nas áreas desejadas, tendo sempre o cuidado de evitar o contacto direto com os olhos e pele dos animais.
- Alecrim
Pode colocar ramos de alecrim para reduzir o acesso dos cães e gatos a uma zona específica, visto que a sua fragrância os afasta. Pode ser plantado e utilizado como uma barreira natural nos jardins.
Tenha em atenção que mesmo os repelentes naturais podem ter efeitos negativos em animais de estimação. Cada pet é único e tem as suas características e reações individuais, pelo que deve sempre consultar o veterinário para saber qual é a melhor forma de proceder.
Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet
Dr Nuno Sousa, OMV 4177