Com um espectro de comportamentos variável e impossível de prever, são uma surpresa.
Um gato rafeiro recém-nascido é uma caixinha de surpresas.
Não obedecendo a um padrão definido por nós, não se pode prever o seu comportamento ou aparência, apenas especular a partir do comportamento e aparência dos progenitores.
- Origem: Todo o mundo
- Peso médio: 2-5 kg
- Expectativa de vida: 13 anos
Temperamento
Os gatos rafeiros (sem raça) têm um espectro de comportamentos muito grande e impossível de prever, visto que podem resultar de uma multiplicidade de cruzamentos. Caso conheça os progenitores, especialmente a mãe, essa será uma boa pista para perceber como será o gato no futuro.
Mas viver com um gato rafeiro é uma descoberta constante de reações e afeições.
O que se pode esperar de um gato rafeiro é que atue como um gato e, por isso, a sua educação, limpeza e instintos são similares a qualquer outro gato, mesmo os de raça.
Cuidados a ter
Um gato recolhido da rua, mais exposto à seleção natural, em princípio, será mais resistente do que a média. Contudo, não é um super-herói e os donos devem ter as mesmas precauções que são tidas com os gatos de raça. Vacinas, visitas regulares ao veterinário e vigilância atenta do comportamento em casa são fatores fundamentais para o bem-estar do animal.
Características inatas
Mesmo os gatos recolhidos da rua reagem de formas diferentes em relação ao novo dono. Há alguns que permanecem para sempre ariscos e há outros que expressam a sua gratidão com uma dependência extrema.